REFORMAS

Recuperação do Vera Cruz pode se dar com parceria público-privada

Conversas com empresa que está investindo na transformação do “Palácio do Bispo” foram iniciadas para que ela possa considerar o projeto de recuperação do Cine Teatro Vera Cruz

Rafaella Massa
Publicado em 13/05/2024 às 11:09Atualizado em 14/05/2024 às 07:39
Compartilhar
Cine Teatro Municipal Vera Cruz teve a última intervenção em 2017, quando recebeu reparos no telhado  (Foto/Divulgação)

Cine Teatro Municipal Vera Cruz teve a última intervenção em 2017, quando recebeu reparos no telhado (Foto/Divulgação)

A reforma no Cine Teatro Vera Cruz pode ser desempenhada por meio de parceria privada em 2024. Segundo a Fundação Cultural de Uberaba (FCU), além da revitalização do Palácio do Bispo, há conversas com a Construtora Toubes para possíveis intervenções no local. No entanto, o projeto ainda está na fase de diálogo.

De acordo com a FCU, uma reunião deve ocorrer com o responsável pela empresa para apresentar as demandas do Teatro Municipal Vera Cruz e discutir possíveis intervenções no local, caso a empresa manifeste interesse. No entanto, até o fechamento desta matéria, não foi divulgada a data da reunião.

A proposta foi sugerida inicialmente pela prefeita Elisa Araújo (PSB), em pronunciamento durante a apresentação do projeto de revitalização do Palácio do Bispo, em abril deste ano. Segundo a coluna Alternativa, a chefe do Executivo teria sugerido ao empresário José Toubes Neto que abrace também o Cine Teatro Vera Cruz. Já o empresário teria demonstrado interesse na parceria.

Ainda, a FCU apresentará ao Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) a proposta de intervenção no Teatro para que recurso público possa ser utilizado para esse fim.

Fechado desde março de 2022, a reforma do Cine Teatro Vera Cruz está estimada em cerca de R$ 3 milhões. Entre as ações de melhoria, estão a troca de todo o mobiliário e de toda a instalação elétrica, pinturas, além da parte hidráulica. A estrutura do local comporta 940 espectadores e o prédio foi tombado pela Prefeitura Municipal de Uberaba por sua importância cultural para a cidade.

A última reforma no prédio histórico aconteceu em 2017, pela Fundação Cultural de Uberaba, com a aprovação do Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau). Na época, foram realizadas as trocas de telhas francesas semelhantes às já existentes, mantendo as características originais da instalação, além da recomposição de placas laminadas do forro com proteção antichama, no segundo pavimento da plateia. Também foi realizada a limpeza e reforma da tubulação, calhas e rufos, para eliminar infiltrações.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por