De acordo com Heraldo Luiz Rodrigues Afonso, após a reversão dos fatos a manifestação permanecerá para preservação do Bosque
Negativa do prefeito Anderson Adauto de que pretende negociar a área onde está o Bosque Jacarandá muda o foco do movimento “Salvem os bosques de Uberaba”. Hoje o grupo realiza manifestação pela preservação e melhoria da área, a partir das 14h.
De acordo com Heraldo Luiz Rodrigues Afonso, um dos organizadores do ato “Abrace o Bosque”, após a reversão dos fatos por parte do prefeito Anderson Adauto, a manifestação permanecerá para a preservação e reforma do Bosque. “A intenção é para que as pessoas presentes deem um abraço simbólico no bosque, mas caso o número de participantes seja insuficiente, iremos fazer uma caminhada em volta da área para alertar a população sobre a importância da preservação ambiental.”
Durante toda a semana, o movimento colheu assinaturas em vários pontos da cidade, mas centralizou os trabalhos no alçadão da rua Artur Machado. De acordo com informações dos organizadores, até a tarde de ontem, cinco mil pessoas já haviam manifestado o protesto contra a venda da área e pela preservação do Bosque.
A intenção dos organizadores é de que o movimento torne-se permanente para discutir outras questões pertinentes à cidade de Uberaba. Existe, porém, a preocupação em relação à reforma do Bosque e aos animais que vivem ali. “Queremos preservar as áreas verdes de Uberaba. Não é só essa, mas também a Mata do Carrinho, Mata do Ipê, o Piscinão.”
A expectativa dos organizadores é de que muitas pessoas compareçam hoje ao Bosque Jacarandá, às 14 horas, para o abraço simbólico em prol da preservação ambiental.
O Bosque Jacarandá possui 33 mil metros quadrados, com mata nativa, sendo grande quantidade de madeira de lei e algumas espécies introduzidas, como jaca, amoreira e a leucena. A árvore mais antiga é um jatobá com mais de 60 anos. Ali ainda funciona um minizoológico, com 250 animais da fauna do cerrado, distribuídos entre 40 diferentes espécies de aves, répteis, mamíferos e exemplares da fauna silvestre ameaçada de extinção.