RUMO AOS 300

Recapeamento asfáltico deve chegar a 130 km até dezembro em Uberaba

Em sete meses de trabalho, o programa da Prefeitura já ultrapassou os 100 quilômetros de vias recuperadas em Uberaba, mas o ritmo deve diminuir com a chegada do período chuvoso

Tito Teixeira
Publicado em 25/10/2023 às 20:39
Compartilhar

Vários bairros já foram contemplados com o serviço de recapeamento asfáltico de ruas e avenidas (Foto/Divulgação)

O programa de recapeamento asfáltico em Uberaba deve chegar a 130km até o mês de dezembro. A projeção é do secretário-adjunto de Serviços Urbanos e Obras, Pedro Arduini. Durante entrevista ao programa Pingo do J, da Rádio JM, ele destacou que, neste fim de ano, o ritmo do trabalho deve diminuir em função do período chuvoso.

Pedro esclarece que a água dificulta a aderência da massa asfáltica ao pavimento antigo. “Por exemplo, quando estiver chovendo, a gente não pode aplicar o asfalto, mas, quando o tempo abre, aplicamos normalmente”, frisou.

Em sete meses de trabalho, o programa de recapeamento asfáltico chegou a, aproximadamente, 100 quilômetros de vias executadas, o que representa quase 30% do serviço concluído.

Conforme a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), quatro frentes de trabalho realizam o asfaltamento para que o cronograma seja adiantado ao máximo até a intensificação do período chuvoso. As frentes atuam em dois lotes, sendo o primeiro na região dos bairros de Lourdes e Maracanã e o segundo nos bairros Antônia Cândida e Boa Vista. Duas equipes de trabalho atuam em cada lote.

O secretário-adjunto da Sesurb adiantou ainda que, no próximo ano, será feito trabalho de fresagem no asfalto nas principais avenidas de Uberaba. “Com isso, não aumenta a espessura do pavimento, e a sarjeta, comparada com o nível do asfalto, não fica muito baixa e aproveita a base”, ressaltou Arduini.

Muito utilizada em obras de restauração de pavimentos asfálticos, a fresagem é o processo de corte, raspagem ou desbaste de uma ou mais camadas do asfalto. A fresagem é realizada antes dos outros processos, removendo a parte do asfalto que está defeituosa e praticamente sem função estrutural, bem como com sua capacidade de rolamento comprometida (fissuras, trincas, panelas, afundamentos). O processo de fresagem pode ser feito em toda a pista ou também apenas em pequenos pontos isolados.

Recapeamento. O programa tem como objetivo atingir as ruas mais degradadas da cidade, atuando a partir dos extremos em direção ao centro de Uberaba. Já foram recapeadas vias dos bairros São Benedito, Boa Vista, Bom Retiro, Jardim Eldorado, Paraíso, Estados Unidos, Morada do Sol, Parque das Américas, Conjunto Guanabara, Cássio Rezende, Conjunto Alfredo Freire, Vila Maria Helena, Jardim Maracanã, Lourdes, Josa Bernardino, Amoroso Costa, Antônia Cândida e Morumbi.

A expectativa da pasta é que os próximos 70% sejam concluídos até o final de 2024.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por