Visita dos alunos da Escola Estadual Lauro Fontoura ao Arquivo Público de Uberaba, em 21 de novembro (Foto/Divulgação)
O Arquivo Público de Uberaba tem se destacado por suas diversas ações de disseminação do conhecimento e da história local. Uma das iniciativas de sucesso é o Projeto Extramuros, consolidado recentemente com o intuito de promover ações educativas para a população e que alcançou a marca de 1.700 pessoas em 2024.
Em entrevista à Rádio JM, José Resende Filho, superintendente do Arquivo Público, explica que a ação vai além das portas da autarquia, já que leva o conhecimento diretamente até as escolas, universidades, institutos e associações de classe. “Recebemos todo o público que nos procura para palestras e visitas, ou vamos até as instituições para levar esse conhecimento, mostrando os documentos sob a nossa guarda”, diz.
De acordo com José, um dos grandes diferenciais do Extramuros são as palestras sob demanda, conforme a necessidade de cada grupo. “Uma escola vai fazer um trabalho sobre a Semana da Escravidão, por exemplo, e entra em contato com o Arquivo Público de Uberaba. Nossa equipe prepara uma palestra específica para aqueles alunos sobre o tema que eles necessitam”, esclarece.
Além disso, durante as atividades, os profissionais do Arquivo permitem que o público tenha contato com documentos e imagens, aproximando os ouvintes da realidade.
Com mais de 1.700 ouvintes este ano, o projeto fortalece o sentimento de pertencimento, incentivando os cidadãos a se sentirem parte da história de Uberaba e a cuidar do patrimônio da região.
Para solicitar a experiência do Projeto Extramuros, basta entrar em contato com o Arquivo Público de Uberaba pelo número (34) 3318-7474, por e-mail: arquivouberaba@gmail.com ou por meio do aplicativo que também oferece o serviço de agendamento e atendimento.