APRESENTAÇÃO

Projeto de telessaúde do Cemdhi Uberaba será apresentado em evento do Ministério da Saúde

Publicado em 03/11/2024 às 17:08
Compartilhar

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará representada no Encontro Regional de Saúde Digital e Telessaúde - Edição Sudeste. O evento será nos dias 5 e 6 de novembro, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.  

A Secretaria Municipal de Saúde irá se apresentar durante o segundo dia de evento, com a Experiência Exitosa de Telessaúde do Centro Municipal de Diabetes e Hipertensão (Cemdhi). A apresentação será conduzida pela endocrinologista e Referência Técnica Médica do Cemdhi, Elisabete Mantovani, e pela assistente social Maria Cristina Strama.

O projeto de telessaúde do Cemdhi começou a ser desenvolvido em fevereiro de 2024 para otimizar os atendimentos de endocrinologia no município. Com o projeto de telessaúde, a fila eletrônica para esta especialidade foi totalmente reduzida e os encaminhamentos passaram a ser feitos de forma mais assertiva. Hoje, não há demanda reprimida e, tão logo a solicitação é conhecida pela SMS, o agendamento para endocrinologista é realizado. 

Com a iniciativa de telessaúde, foi possível aproximar o Cemdhi, que é uma unidade de saúde da Atenção Secundária, às Unidades Básicas de Saúde [Atenção Primária]. Elisabete Mantovani atende os médicos clínicos das UBSs de forma online, para poderem discutir os casos que chegam às unidades básicas. Os teleatendimentos são realizados em três dias da semana, em turnos alternados, para que todas as demandas sejam atendidas. 

“Desde fevereiro de 2024, já discutimos cerca de 580 casos. Desse número, 80% permaneceram sendo acompanhados na Atenção Primária e os outros 20% foram encaminhados para o Cemdhi”, explicou. Ainda conforme a endocrinologista Referência Técnica, o projeto fortalece a Atenção Primária e desobstrui a Atenção Terciária, ou seja, diminui os casos hospitalares de maior gravidade.  

Já Maria Cristina Strama é responsável pela operacionalização do sistema e pelo fluxo de atendimento. A assistente social destaca que o projeto foi uma ideia resolutiva para uma demanda do município, conseguindo auxiliar os profissionais da Atenção Primária e, consequentemente, melhorar o serviço para os usuários. Cristina relembra ainda que, em junho deste ano, a II Jornada Cemdhi de Diabetes e Hipertensão focou também na elucidação do projeto de telessaúde para os profissionais de saúde da rede pública.  

Evento do Ministério da Saúde

O Encontro Regional pretende apresentar as experiências exitosas de Telessaúde, Saúde Digital e Inovação realizadas no Sudeste e em outras regiões do Brasil, assim como consolidar as ações do SUS Digital. Na oportunidade, estarão presentes gestores e técnicos das secretarias municipais. O evento é uma realização do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Informação e Saúde Digital. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por