Profissionais de Saúde da rede particular reclamam que não estão sendo contemplados pela Campanha de Vacinação
Profissionais de Saúde da rede particular reclamam que não estão sendo contemplados pela Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em Uberaba, que termina amanhã, dia 13. O cirurgião-dentista Hugo Giovanni Motta Benedetti destaca que procurou posto para ser imunizado, mas não foi atendido. Ele chama a atenção para a publicidade da campanha que não faz distinção de que profissionais serão vacinados. A Secretaria de Saúde esclarece que o dentista em questão não está incluído no público-alvo do Ministério.
Segundo a diretora do departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Eliane Damasceno de Lacerda, a vacinação para trabalhadores de Saúde é feita conforme nota técnica do Ministério da Saúde, que estabelece as prioridades dentro deste grupo. Ela explica que o trabalhador de Saúde previsto para imunização é todo aquele que exerce atividades de promoção e assistência à saúde, atuando diretamente com o doente na recepção, no atendimento e na investigação de casos de infecções respiratórias nos serviços públicos e privados.
A diretora pontua que são prioridades dentro deste grupo apenas: o trabalhador da atenção básica/estratégia saúde da família e os agentes de endemias; profissionais do pronto-atendimento, ambulatórios e leitos em clínica médica, pediatria, obstetrícia, pneumologia de hospitais de emergência e de referência para a influenza, bem como trabalhadores que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). “Porém, ao recebemos o quantitativo de vacinas, o Ministério estipulou uma estimativa de 1% da população, o que dá apenas 2.900 profissionais, quando sabemos que temos um número muito maior de trabalhadores de Saúde em Uberaba. Nós, que estamos na linha de frente, é que deveremos fazer uma triagem para atender de acordo com a nota técnica do Governo”, esclarece.
Porém, a secretaria destaca que mulheres grávidas e idosos ainda são os grupos com menor procura, por isso, além das unidades de saúde, o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) e a Unidade de Atenção ao Idoso (UAI) também se tornaram pontos de vacinação.
Números da campanha em Uberaba. De acordo com o Data SUS do Ministério da Saúde, Uberaba já vacinou 21.643 pessoas, cerca de 45% das 48.035 previstas, sendo um total de 3.008 crianças, 52% das previstas na campanha, e 16.466 idosos com mais de 60 anos, um percentual de 44%. Do total de gestantes, apenas 1.129, 28%, já estão imunizadas. Dos trabalhadores de saúde, foram imunizadas 1.040 pessoas, 33%. A meta mínima é imunizar até o próximo dia 13 pelo menos 80% de cada grupo.