RESOLUÇÃO

Produtos artesanais têm novas regras de comercialização nos açougues

Juliana Corrêa
Publicado em 09/06/2024 às 18:49
Compartilhar

Os açougues em Uberaba poderão produzir produtos artesanais, como linguiças, almôndegas e hambúrgueres, mas somente com validade de 24 horas. 

A chefe do departamento de Vigilância Sanitária Luiza Vilela esteve no programa JM News 1ª edição, da Rádio JM, e explicou que, de acordo com a resolução da SES/MG Nº 7123, os açougues não têm permissão de vender produtos artesanais. Somente as indústrias podem produzir tais produtos. 

Vilela disse que, com a resolução, foi encontrado um “meio termo” para que os açougues classificados pela Vigilância Sanitária como Categoria A, de acordo com a função que exercem, pudessem produzir e vender as linguiças, almôndegas, hambúrgueres, carnes temperadas e outros produtos artesanais. Contudo, esta produção seguiria algumas restrições. 

Uma delas é a limitação de temperos que podem ser adicionados aos produtos artesanais. Sais como nitrito e nitrato são proibidos de serem incorporados. Outra questão é quanto à validade e forma de armazenamento. Os alimentos não poderão mais ser congelados, e terão a validade de 24 horas. 

Para que o estabelecimento possa comercializar os produtos artesanais, seguindo as diretrizes estabelecidas, precisa se regularizar ao Sistema de Inspeção Municipal, da Convale. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por