Na manhã de ontem, a secretária de Governo Angela Mairink visitou as dependências do Hospital da Criança, acompanhada do presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador Cléber Cabeludo (PMDB), e pela presidente da instituição, Maria Rita Carniel, com o objetivo de conhecer a realidade do atendimento infantil na cidade, que enfrenta dias de caos com a falta de pediatras e superlotação. Esta é a primeira de uma série de visitas destinadas aos hospitais do município.
De acordo com Cabeludo, os principais itens buscados em benefício do hospital são a implantação de uma área destinada à UTI infantil e o aumento de leitos para a população com até 12 anos. “Uberaba conta hoje com apenas três UTIs infantis para toda a população da cidade e da região. Além disso, lá temos condição de termos mais 16 leitos para internação. Por isso, levei a primeira-dama, nossa secretária de Governo, para conhecer o hospital para depois discutirmos o que há condição de fazer”, destaca.
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, Angela Mairink percorreu as áreas de leitos, o bloco cirúrgico e a lavanderia, avaliou os problemas e sugeriu uma parceira maior entre o município e o Hospital da Criança, sugestão que a secretária se comprometeu a repassar ao prefeito Anderson Adauto. A presidente do hospital, Maria Rita Carniel, ressaltou durante a visita os projetos em andamento, como o trabalho de avaliação do sistema neurológico infantil, desenvolvido por universitários na brinquedoteca.
Números. Balanço apresentado pela instituição de saúde revela que no mês de abril houve 168 internações, um total de 4.649 consultas, sendo 308 ambulatoriais e 4.341 de pronto-socorro. Foram realizados 918 exames de Raios X, 1.733 exames ambulatoriais, 36 de eletroencefalograma e outros 16 de ultrassom. Atendimentos realizados com a supervisão de apenas dois pediatras por plantão, como foi constatado na noite da última sexta-feira (13), quando cerca de 70 crianças aguardavam atendimento por volta de 19h30, algumas desde as 15h.