(FotoDivulgação)
O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Ernani Neri, participou, na noite desta segunda-feira (14), da reunião da diretoria da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu) para divulgar a campanha do imposto de renda solidário da Prefeitura de Uberaba. O secretário visitará outras entidades de classe para incentivar a doação.
Conforme explicou Ernani, pessoas físicas podem destinar parte do imposto de renda para projetos sociais voltados a crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade no Município. A doação não gera pagamento adicional de imposto nem redução no valor da restituição.
O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2025 vai até 30 de maio. No preenchimento, é possível destinar até 3% do imposto devido ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e mais 3% ao Fundo Municipal do Idoso.
“Essa é uma forma legal e segura de contribuir diretamente com ações sociais em Uberaba, sem nenhum custo adicional para o contribuinte. Cada doação fortalece projetos que cuidam de quem mais precisa”, afirmou o secretário.
Para fazer a destinação solidária, o contribuinte deve preencher a declaração do IRPF no modelo completo. Se a declaração resultar em imposto a pagar, o valor destinado é abatido do saldo devedor. Caso o resultado seja imposto a restituir, a doação é somada à restituição.