INVESTIGAÇÃO

Polícia Civil intensifica investigação de furtos de cabos elétricos em Uberaba

Rafaella Massa
Publicado em 01/06/2023 às 22:31Atualizado em 02/06/2023 às 07:51
Compartilhar

Delegado Felipe Colombari destacou que já foram feitas ações para identificar receptadores de cabos furtados no ano passado (Foto/Jairo Chagas - Arquivo JM)

Delegado Felipe Colombari destacou que já foram feitas ações para identificar receptadores de cabos furtados no ano passado (Foto/Jairo Chagas - Arquivo JM)

A Polícia Civil (PC) de Minas Gerais está mobilizada para encontrar os suspeitos do furto dos cabos de energia do Instituto dos Cegos do Brasil Central (ICBC) em Uberaba. O delegado Felipe Colombari informa que cinco equipes estão envolvidas na investigação, visando desarticular o sistema de furto e receptação. Colombari destaca que o caso é uma prioridade no momento.

O delegado também afirma que a PC irá intensificar as fiscalizações nos ferros-velhos que adquirem produtos sem nota fiscal. No ano passado, foram realizadas operações conjuntas com a Guarda Civil Municipal (GCM) nesses estabelecimentos devido ao alto índice de furtos, inclusive em escolas.

Felipe Colombari solicita ainda a colaboração da sociedade para localizar o veículo utilizado no roubo, que é bastante característico por ser antigo e pouco comum na cidade.

Segundo o presidente do Instituto dos Cegos do Brasil Central, Felício Costa, o prejuízo causado pelo furto é de R$ 12 mil, devido à espessura dos cabos, levando em conta o custo de mão de obra para a reposição. Costa destaca também o impacto psicológico que o incidente causa nas pessoas, sendo descrita como uma experiência traumática.

O presidente informa que as atividades do instituto foram suspensas até que a situação seja resolvida. Ele destaca o apoio da população na recuperação do instituto, por meio de doações, que são a única fonte de recursos para restaurar o que foi furtado.

A Prefeitura de Uberaba também está mobilizada para restabelecer as atividades do instituto. O secretário de Serviços Urbanos e Obras, Anderson Passos, informa que a prefeita Elisa Araújo determinou a reposição do cabeamento no local. Ele ressalta que estão organizando os reparos elétricos, pois os cabos furtados são de grande espessura e não são facilmente encontrados no mercado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por