ATUALIZAÇÃO

Permanência de animais no santuário de Luiz Botina depende de laudo técnico

Rafaella Massa
Publicado em 03/09/2023 às 14:30Atualizado em 03/09/2023 às 17:29
Compartilhar

Animais lotados no Santuário Ecológico deixado pelo empresário Luiz Antônio Costa, também conhecido como Luiz Botina, devem permanecer no local até que um laudo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF) seja realizado.  

A decisão judicial sobre a retirada ou permanência dos animais está nas mãos do promotor de Defesa do Meio Ambiente, Carlos Valera, a pedido do juiz José Paulino. Segundo o promotor, há um inquérito civil que trata da Zebu Ecológica. “Temos recebido apoio técnico do IBAMA e do IEF. Já havia tratativas com os anteriores administradores do local. Contudo, com a decisão judicial e a revogação da liminar a gestão do local voltou para o espólio e temos que iniciar novas tratativas com a inventariante”, informa o promotor.  

Conforme Valera, a promotoria aguarda o laudo técnico do IBAMA e do IEF para adotar os próximos passos. “Mas na vistoria realizada na quinta-feira passada o IBAMA atestou que os animais não estão em risco ou situação de maus-tratos”, afirma Carlos Valera. O promotor ainda pontua que a decisão judicial é passível de recurso. 

Os animais foram apreendidos pelo IBAMA ainda no ano passado e deixados na responsabilidade do ex-caseiro da Fazenda Zebu, situado como depositário fiel dos animais. De acordo com informações da coluna Falando Sério, do jornalista Wellington Cardoso, já teria sido gasto cerca de R$ 400 mil na alimentação e tratamentos dos bichos, pelo ex-funcionário. Ainda segundo a coluna, todas as despesas podem ser comprovadas por notas fiscais.   

Os animais exóticos foram comprados pelo empresário há trinta anos e são monitorados por biólogos e veterinários.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por