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Alerta Roxo: golpistas tentam se passar pelo NuBank; entenda o golpe

Rafaella Massa
Publicado em 12/02/2024 às 18:49Atualizado em 13/02/2024 às 06:21
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 (Foto/Ilustrativa)

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Ligações de números estranho, mensagens sobre compras aprovadas ou negadas, pedidos para clicar em links não confiáveis... Esse é o modus operandi dos golpistas que tentam se passar pelo NuBank. Somente nas últimas semanas, o Jornal da Manhã recebeu quatro relatos de tentativas de golpe.  

Segundo relatos de vítimas da tentativa, tudo inicia com uma ligação informando sobre uma tentativa de compra desconhecida na conta da pessoa. Conforme mulher de 58 anos, que preferiu não se identificar, durante a chamada informaram sobre uma tentativa de compra de R$1.800 no crédito. “A sorte é que eu não tinha esse valor disponível no cartão de crédito, então, percebi que era golpe”, relata.  

Outras duas pessoas informaram ao JM que os estelionatários buscam fazer um ambiente similar ao de telemarketing. As ligações acontecem a todo momento, no fundo há pessoas conversando, dados são informados e também pedidos. É nesse momento que bate a desconfiança e a vítima precisa estar atenta. “Me passaram dados de documentos e pediram dados do meu cartão, foi aí que eu desconfiei”, aponta uma reclamante. 

Ainda, um dos denunciantes contou ao Jornal da Manhã que atendeu uma das ligações e, apesar de ter percebido a tentativa de golpe, seguiu para compreender até onde o golpista ia. “O atendente falou que tinham duas transações em meu nome em Curitiba, falou os valores e se eu reconhecia. Falei que não, aí ele disse o seguinte, ‘Então, por favor, vamos estornar. Entra aí no seu aplicativo do banco’. Aí, eu pedi para esperar, esperei uns cinco segundos e falei que no aplicativo do banco não tinha nada registrado de transação. Ai a pessoa falou: ‘Mas já deu tempo de olhar?’. Aí eu falei que deu porque eu estava com o computador aberto e olhei no computador, não no celular. A pessoa ainda falou para eu entrar no Google e digitar algumas letras. Quando eu questionei do porquê isso era necessário e qual era o procedimento a pessoa falou que era para baixar o aplicativo de segurança do Banco Central para melhorar a sua segurança”, relata cliente do banco. 

A reportagem do Jornal da Manhã entrou em contato com a instituição em busca de orientações e um posicionamento sobre as ações do banco para inibir as ações dos bandidos. Em nota, o NuBank informou que o banco atua com diferentes mecanismos preventivos e de defesa para manter os clientes em segurança, incluindo ferramentas no próprio aplicativo e iniciativas de conscientização para alertar as pessoas sobre golpes como o da falsa central, que tem afetado consumidores de toda a indústria. “A companhia investe em campanhas públicas de prevenção e alerta para a população geral, como por exemplo a #PareceMasNãoÉoNubank, assim como também apoia iniciativas da indústria, como a #TemCaraDeGolpe da ABBC”, informa. 

O banco indica que clientes também podem utilizar ferramentas como o ‘Alô Protegido’, que bloqueia automaticamente chamadas feitas por telefones que "camuflam" seu número para parecer que estão sendo realizadas da central de atendimento. “Há ainda o Canal de denúncias, que permite o relato de suspeitas de fraudes e tentativas de golpe em que o nome da empresa tenha sido usado indevidamente por terceiros – um recurso disponível tanto para clientes como para não clientes do NuBank”, pontua a instituição. 

  Ainda o banco cede algumas orientações para evitar cair em golpes. Confira:   

Desconfie de ligações feitas para te ajudar com alguma atualização no aplicativo ou no seu internet banking. Atualizações de segurança são automáticas, e as instituições não ligam para os clientes para informar sobre elas; 

Em caso de dúvidas, encerre a ligação e busque contato com a central de atendimento da empresa por meio de canais oficiais; 

Se um suposto funcionário de banco te ligar dizendo que houve algum problema com alguma movimentação sua e que a operação precisa ser feita novamente, nunca transfira dinheiro para uma conta que você não conheça. O mesmo vale caso ele te peça para fazer uma transferência que irá cancelar outra; 

Não instale nenhum aplicativo no seu celular ou computador a pedido do atendente sem ter certeza da origem dele; 

Além disso, em caso de suspeita de compras indevidas no cartão de crédito, é recomendável que o cliente sempre consulte a fatura e as transações recentes no próprio app das instituições financeiras. Compras realizadas, negadas ou canceladas estarão sempre listadas no aplicativo. A instituição também não solicitará jamais que o cliente faça um pagamento ou transferência, incluindo leitura de QR codes ou uso de Pix copia e cola, como etapa de verificação ou atualização de segurança; 

Por fim, lembre-se de verificar a segurança de plataformas digitais e estabelecimentos online antes de se cadastrar ou compartilhar os seus dados pessoais. É possível que terceiros mal intencionados tenham acesso aos seus dados por meio de outras fontes que não são seguras, sem qualquer relação com o Nu Bank, e tentem se passar por falsos atendentes usando essas informações como parte da tática de convencimento. 

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