(Foto/Divulgação)
A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu a sétima etapa da Oficina Ortopédica Itinerante Terrestre (OOIT) de Diamantina, na última semana. Nesta fase, fez 300 procedimentos atendendo cerca de 180 pacientes no Centro Especializado em Reabilitação (CER).
Foram entregues bengalas, andadores, muletas, calçados, palmilhas, próteses e órteses.
A carreta itinerante se desloca por diversos municípios para oferecer serviços como medições, confecção e entrega de órteses, próteses, calçados ortopédicos, palmilhas e cadeiras de rodas. Na equipe responsável inclui fisioterapeutas, técnicos de órtese e prótese, sapateiros e outros profissionais especializados.
“Essa é uma parceria importante entre o Município e o Estado. É um ganho para todas as pessoas que já foram atendidas e para aquelas que vão ser chamadas, de Uberaba e da microrregião de pactuação”, destacou a secretária de Saúde, Valdilene Rocha.
A oficina fica instalada, no período das visitas, no Centro Especializado em Reabilitação (CER), localizado na Rua Guaçuí, 195, Vila Militar. Para participar das futuras edições e solicitar equipamentos ortopédicos, os interessados devem procurar a unidade de saúde mais próxima e passar por avaliação fisioterapêutica, para posterior encaminhamento.
"Essa ação é muito positiva. Alcançamos um número muito significativo e acredito que vamos avançar ainda mais. A população tem compreendido o fluxo e está buscando as UBSs para adquirir os insumos necessários e serem atendidos pela oficina itinerante", pontuou a fisioterapeuta Referência Técnica da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, Érika Cruz.