AUMENTOU

Número de casos ativos de Covid cresce mais de 50%, em Uberaba, no mês de maio

Em caso de suspeita, busque o CeCovid, na URS São Cristóvão; vale lembrar que Uberaba já disponibiliza vacina bivalente à toda a população

Tito Teixeira
Publicado em 22/05/2023 às 16:42Atualizado em 23/05/2023 às 15:10
Compartilhar
Teste de Covid (Foto/Reprodução/Agência Brasil)

Teste de Covid (Foto/Reprodução/Agência Brasil)

No último Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na noite desta segunda-feira (22), a Taxa de Transmissão da Covid em Uberaba subiu para 1,39. O mês de maio iniciou com 148 casos ativos e taxa semanal de transmissão 0,80, saltando para 227 casos ativos no boletim divulgado nesta segunda-feira (21), um aumento superior a 50%. Ao todo, cinco mortes foram registradas este mês, até o momento, sendo a mais recente a de uma mulher de 57 anos, internada há sete dias em hospital público.

Apesar do aumento da taxa de transmissão em Uberaba, o diretor de Vigilância em Saúde, Matheus Assumpção, assegurou que não há motivo para preocupação. Durante entrevista no JM Informa, da Rádio JM, ele creditou o aumento da transmissão à queda nas temperaturas e ao aumento dos casos de síndrome gripal e das doenças respiratórias.

“Com as baixas temperaturas, a população recorre às unidades de saúde para realização de testes, em busca de orientações. É uma consequência da sazonalidade, em decorrência da proximidade com o inverno, que causa o aumento no número de gripes e outras doenças respiratórias. Lembrando, que a OMS já retirou o alerta de urgência para a pandemia de Covid-19. Nós estamos alertas. E, essa situação não quer dizer que haverá riscos de retomada da urgência na pandemia”, destacou Matheus Assumpção. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a taxa de transmissão acima de 1 pode significar aceleração de casos e que cada infectado está transmitindo o vírus para mais de uma pessoa. O ideal é que a taxa seja igual ou inferior a 1.

Durante o programa JM Informa, o diretor de Vigilância em Saúde reforçou que a Taxa de Transmissão ocorre pelo aumento no número de teste de Covid realizados. “É preciso levar em consideração outros fatores, para que possamos afirmar que o quadro de Covid em Uberaba gera preocupação ou não”, frisou. 

Matheus Assumpção reforçou que, independentemente da taxa de transmissão, todos os serviços de atendimento às doenças respiratórias e à covid funcionam normalmente. “E a nossa recomendação à população é, em caso de algum sintoma de covid, procure o CeCovid que disponibiliza todos os atendimentos”, disse.

O CeCovid fica localizado na Unidade Regional de Saúde São Cristóvão, na rua Comendador Gomes, nº 840, no bairro São Cristóvão, em Uberaba. 

Vacinação. A vacinação em Uberaba contra a Covid-19 e vírus influenza segue nas seguintes Unidades de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h: USF Dr. Edison Reis Lopes (São Cristóvão); UMS George Chireé (Alfredo Freire); USF Inimá Baroni (Amoroso Costa); UMS Maria Tereza (Bairro de Lourdes); USF Rosa Maria Frange Montes do Nascimento (Cartafina); USF Virlânea Augusta de Lima (Maracanã); UMS Luiz Meneghello (Volta Grande); UBS D. Aparecida Conceição (Parque São Geraldo); USF Jacob José Pinto (Cássio Rezende); UBS Juca Inácio (Santa Maria); USF Julieta Andrade (Recreio dos Bandeirantes); USF Maria Bárbara de Oliveira Tia Lola (Uberaba I ); UBS Norberto de Oliveira Ferreira (Morada do Sol); USF Beija-Flor; USF Planalto (Planalto); USF Fausto Cunha (Borgico/Calcário); USF Sebastião Lima Costa (Capelinha do Barreiro Baixa); USF Palmira Conceição (Santa Rosa).
Já das 8h30 às 12h e das 13h às 20h: UMS Aluízio Prata (Elza Amui); UMS Álvaro Guaritá (Vallim de Melo); UMS Roberto Árabe Abdanur (Mercês); e UMS Valdemar Hial Júnior (Tancredo Neves).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por