CIRURGIAS

Mutirão já realizou mais de mil cirurgias de catarata em Uberaba

Daniela Miranda
Publicado em 05/06/2023 às 09:28
Compartilhar
A catarata é uma doença ocular na qual a visão se torna opaca, conforme explicado pelo Ministério da Saúde (Foto/Ilustrativa)

A catarata é uma doença ocular na qual a visão se torna opaca, conforme explicado pelo Ministério da Saúde (Foto/Ilustrativa)

O diretor do Hospital São Paulo, o médico oftalmologista Ramiro Neto, revelou em uma entrevista ao Jornal da Manhã que foram realizadas cerca de mil cirurgias de catarata e 1.500 procedimentos envolvidos em quase seis meses. Ou seja, o contrato de prestação de serviço nº 393/2022, que previa a prestação de serviços por 12 meses, em formato de “mutirão” em Uberaba, quase foi concluído em metade do prazo estabelecido. 

Ele destacou que aproximadamente 250 pessoas ainda estão aguardando avaliação para a realização da cirurgia. No entanto, devido ao esgotamento da verba prevista em contrato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no valor de R$ 1.199.682,40, será necessário realizar uma nova análise. Há casos de pacientes que aguardavam na fila desde 2018. 

De acordo com Ramiro Neto, o contrato teria um cronograma maior, mas foi adiantado. "Trabalhamos intensamente, sexta, sábado e domingo, principalmente entre os meses de novembro de 2022 a abril de 2023, adiantamos justamente para ter um impacto na vida dessas pessoas. Eu valorizei muito essa prestação de atendimento e, nós do Hospital São Paulo, consideramos um aproveitamento muito grande", afirmou o médico. 

No entanto, aproximadamente 25% dos pacientes avaliados para a cirurgia de catarata não puderam ser operados por motivos específicos. Pacientes com epilepsia, histórico de AVC ou que necessitavam de anestesia geral foram encaminhados para uma análise adicional pela Secretaria Municipal de Saúde, visando um atendimento diferenciado. “Cerca de 300 pessoas não foram operadas, mas muitas tiveram seus problemas resolvidos, passaram por uma avaliação criteriosa e muitas não precisaram de procedimentos cirúrgicos, pois receberam outros diagnósticos", explicou Ramiro. 

Ele informou que será necessária uma nova análise da situação, uma vez que já foram realizados mais procedimentos do que o previsto no contrato, totalizando mais de 1.500. “Até o final de abril, todos os procedimentos e cirurgias previstos foram concluídos, sem nenhum relato de complicações ou perda de visão. Eu passo o meu telefone pessoal para todos os pacientes, fazendo o acompanhamento de todos. Esse mutirão foi um verdadeiro presente de 40 anos de profissão, foi muito gratificante", comemora o médico oftalmologista. 

A catarata é uma doença ocular na qual a visão se torna opaca, conforme explicado pelo Ministério da Saúde. Embora seja mais comum em decorrência do envelhecimento, também pode ser congênita ou causada por fatores como exposição excessiva ao sol sem a proteção adequada. Os principais sintomas incluem visão embaçada, sensibilidade à luz, necessidade de maior iluminação para leitura, diminuição da visão noturna e cores amareladas.  

O tratamento recomendado pelo Ministério da Saúde consiste em uma cirurgia para remover o cristalino opaco e substituí-lo por uma lente intraocular, que restaura a visão normal ao paciente. A recuperação é rápida, e o paciente geralmente pode retomar as atividades normais em cerca de uma semana, sendo essencial seguir um período de repouso para uma recuperação completa e sem complicações. 

As cirurgias de catarata realizadas no Hospital São Paulo foram viabilizadas com recursos provenientes de emendas parlamentares indicadas pelos deputados Charles Evangelista, Lincoln Portela, Aelton Freitas, André Janones e Aécio Neves. Essas cirurgias e procedimentos incluíram consultas médicas pré e pós-operatórias, exames oftalmológicos como tonometria de aplanação, mapeamento de retina com gráfico, biometria ultrassônica monocular, microscopia especular de córnea, paquimetria ultrassônica, topografia computadorizada de córnea, colírio antibiótico, óculos de proteção e capsulotomia YAG laser pós-operatória. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por