O trecho que passa pelas ruas Niterói, Brasília e Teresina será cortado do trajeto, e os dois pontos no intervalo, desativados
A partir do próximo sábado (21), haverá alteração nos itinerários das linhas 24 e 26, Circular 1 e 2, respectivamente. A Secretaria de Planejamento, através do Departamento de Operação e Fiscalização do Transporte Coletivo, modificou o trajeto do ônibus dentro do bairro Santa Marta. O trecho que passa pelas ruas Niterói, Brasília e Teresina será cortado do trajeto, e os dois pontos no intervalo, desativados. O transporte agora vai passar pela avenida Coronel Antônio Rios. Os horários não vão mudar, mas os moradores das imediações protestam contra as alterações.
De acordo com Claudinei Nunes, diretor de Operações da Secretaria de Planejamento, as avenidas Coronel Antônio Rios e a da Saudade são corredores do transporte coletivo, enquanto o trecho que vai ser desativado era muito estreito. “Fizemos uma pesquisa de embarque e desembarque da rotatória do posto de saúde até a até Nenê Sabino e a demanda não é tão grande, é uma demanda baixa. Hoje, a Antônio Rios está se tornando um grande polo gerador. O transporte, para funcionar, tem que passar por ruas de fluxo melhor.” O diretor também afirma que a mudança já prevê o movimento que vai ser gerado a partir da inauguração do novo Fórum, no entroncamento da rua Maranhão com a avenida Antônio Rios. Futuramente, os circulares 3 e 4 devem passar por mudanças também.
Entretanto, a equipe de reportagem verificou que nem todos os usuários estão satisfeitos, como é o caso da moradora Sônia Hanaoka, do Santa Marta. “Para nós, principalmente para os meus filhos que trabalham, não foi muito bom, não. A gente vai ter que sair correndo até lá embaixo. Agora, aqui, a gente sai mais em cima da hora, principalmente porque eu levo marmita.”
O Departamento de Transporte Coletivo ainda informa que a partir dessa semana será incluído mais um carro na Linha 28, Jardim Morumbi. O aumento é para atender à demanda do bairro Jardim Copacabana, que deve receber este semestre oito mil moradores com a inauguração do empreendimento Minha Casa, Minha Vida.