ATRASO

Mudança de CNPJ causa problemas em contas de servidores da educação

Rafaella Massa
Publicado em 01/07/2024 às 15:50Atualizado em 01/07/2024 às 20:51
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“Um desrespeito com o servidor. Estou aqui desde 11h na fila do lado de fora”, relata leitora (Foto/Reprodução)

Mudança no CNPJ da Secretaria Municipal de Educação teria causado problema no pagamento de servidores que recebem pelo Fundeb, na sexta-feira (28). A situação foi alvo de reclamação por parte da audiência do Grupo JM de Comunicação quanto ao reflexo da mudança nessa segunda-feira (1º). 

Ao Jornal da Manhã, leitora relata que aguarda atendimento desde as 11h na agência do Banco do Brasil, localizada na avenida Leopoldino de Oliveira. “Um desrespeito com o servidor. Estou aqui desde 11h na fila, do lado de fora. Minha senha marca 12h aqui para dentro, senha 166. Estão chamando 200 e não nos chamam. Deu problema no nosso salário, dizem que a Prefeitura mudou o CNPJ. Não recebemos na sexta-feira”, relata. 

Um segundo reclamante alegou que muitos professores não conseguem fazer a portabilidade por meio do celular, sendo necessário comparecer a uma agência bancária. E como as filas estão muito longas, demandam um tempo que por vezes superam o período de intervalo das aulas e é necessária a dispensa das aulas pela direção, ou mesmo faltar à aula. 

A vereadora Rochelle Bazaga (PDT) também abordou o assunto na sessão de ontem na Câmara Municipal, esclarecendo o acontecido ao protestar sobre a falta de informação, o que ela considerou falta de respeito para com o servidor.

Ainda durante entrevista à Rádio JM na manhã dessa segunda-feira, a prefeita Elisa Araújo (PSD) foi questionada por um ouvinte sobre a situação. “Pergunto para a prefeita o que aconteceu com o pagamento dos funcionários, que terão que ir no Banco do Brasil para refazer a portabilidade. Dizem que foi por causa de troca de CNPJ. E agora o funcionário tem que procurar uma agência do Banco do Brasil para resolver esse problema. Não seria a própria Prefeitura que teria que resolver isso?”, questiona.

Segundo a Elisa, os problemas enfrentados nessa segunda-feira pelos servidores ainda não haviam chegado ao conhecimento dela até o momento da entrevista. No entanto, era conhecida a troca de CNPJ. “Não chegou ao meu conhecimento esse problema, mas o secretário de Administração vai ter que resolver. Porque nós não podemos dar trabalho para o servidor. Vamos entender o que aconteceu de fato. Realmente, eu sei dessa questão de mudança do CNPJ, inclusive alguns pagamentos feitos voltaram por causa dessa questão. Mas vamos verificar o que aconteceu para trazer mais comodidade ao servidor”, analisa. 

A reportagem do Jornal da Manhã entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, em busca de mais informações sobre o caso. Em nota, a Prefeitura posiciona que a Secretaria de Administração adotou todos os trâmites da folha de pagamento, normalmente. No entanto, devido a problemas no processamento do Banco do Brasil, todos os servidores que recebem pelo Fundeb não tiveram a portabilidade e os salários permaneceram na Conta Salário.

“Os servidores que tiverem o aplicativo do BB podem acessá-lo e fazer a transferência para a Conta Corrente. Já os servidores que tiverem portabilidade para outros bancos devem procurar a agência de sua Conta Salário para o saque ou transferência dos valores” esclarece a nota.

Sobre os professores terem que faltar as aulas para ir ao banco, a Semed informou, em nota, que: “Existe a possibilidade, aos professores que acumulam dois cargos na rede municipal, de acordo direto com a direção escolar responsável para uma flexibilidade de horário com o objetivo de resolver o contratempo identificado. Àqueles que trabalham em apenas um turno, a maioria no quadro atual de servidores, há a possibilidade de usar o contraturno, sem necessidade de adequações nos horários.”

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