INCLUSÃO

Memorial Chico Xavier passa a contar com audioguia para deficientes visuais

Marconi Lima
Publicado em 09/10/2024 às 21:16
Compartilhar

O Memorial Chico Xavier (MCX), em Uberaba, ganhou um audioguia para pessoas com deficiência visual. O objetivo é a ampliação da acessibilidade do conteúdo e a orientação para pessoas com deficiência.

O audioguia funciona como uma playlist no YouTube. Conforme a direção do museu, nos mapas táteis do local tem um QR code que direciona as pessoas para a ferramenta, a qual explica todo o trajeto pelo museu, tanto a parte física dos lugares quanto a história do médium.

O Memorial Chico Xavier também conta com videolibras, legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE), cadernos de textos em fonte ampliada e Braille. Além disso, também há mapas e adaptações táteis das instalações e dos conteúdos.

O Memorial Chico Xavier é um equipamento público e sem fins lucrativos inaugurado em 2016. Tem a missão de promover a reflexão e o reconhecimento das relações humanas e dos valores universais de amor, paz, diálogo, transformação e solidariedade vivenciados na trajetória e no legado de Chico Xavier, por meio da salvaguarda de acervos ligados ao médium, oferta de exposições, ações culturais e atividades educativas.  

​A criação do MCX em Uberaba é considerada representativa. Esta foi a cidade que Francisco Cândido Xavier (1910-2002), nascido na também mineira Pedro Leopoldo, escolheu para viver e desenvolver seu reconhecido trabalho religioso e social, de 1959 até o seu falecimento. 

​Ainda hoje, o legado de Chico Xavier na cidade pode ser vivenciado, com a visita aos espaços representativos de sua vida e do trabalho mediúnico e social que realizou: a Casa de Memórias e Lembranças de Chico Xavier, sua antiga residência; o mausoléu no Cemitério São João Batista, onde está sepultado; o Centro Espírita Casa da Prece, onde realizava os trabalhos de psicografia e atendimento ao público, e a estátua localizada no centro da cidade, que homenageia seus 114 anos de nascimento.

​Desde o seu início, o MCX foi planejado e construído com a finalidade de se tornar um espaço cultural e educativo, que celebra, reflete e comunica os valores universais vividos e professados pelo médium, que deixaram marcas na história de Uberaba. Chico Xavier recebeu o título de Cidadão Honorário Uberabense, em 1968.

​O edifício está integrado à Mata da Paz ou, como também é conhecida, Mata do Carrinho.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por