O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 3,5 pontos em março. O indicador, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), atingiu 85,3 pontos em uma escala de zero a 200, o maior nível desde dezembro de 2014, quando atingiu 86,4 pontos.
Na avaliação do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba (CDL), Fúlvio Ferreira, os lojistas têm começado a sentir essa elevação da confiança na cidade, ainda de forma discreta. “Esse indicativo é muito positivo para o setor produtivo como um todo. Por estar na ponta, o comércio sente essa confiança do consumidor, que volta às lojas, e essas, por sua vez, voltam a comprar das fábricas. Portanto, aos poucos, a economia volta a funcionar”, analisa o líder classista.
Conforme o índice da FGV, a alta foi influenciada pelos aumentos da confiança no presente e do otimismo em relação ao futuro. O Índice de Expectativas, responsável por avaliar as opiniões dos consumidores em relação aos próximos meses, avançou 5,1 pontos e obteve 95,7 pontos, o maior patamar desde fevereiro de 2014 (100,7). Já o Índice da Situação Atual, que mede a confiança dos consumidores, subiu 1,2 e atingiu 71,5 pontos, o maior nível desde agosto de 2015 (71,8).
Com isso, a expectativa de Fúlvio Ferreira é que no segundo semestre deste ano o Brasil volte a “retomar a sua caminhada”. Ele destaca, ainda, que para melhorar essa confiança com o uberabense, os lojistas são orientados a capacitar os funcionários, não só quanto ao atendimento, mas de gestão. “Isso para que tenham competência para mostrar mercadorias, superar expectativas e atender muito bem, no momento em que muitos clientes reclamam de algumas empresas que não atendem como deveriam”, completa Fúlvio.