Alunos da Escola Municipal Norma Sueli Borges receberam equipe do Mário Palmério Hospital Universitário para atividades em torno da prevenção do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes (Foto/Divulgação)
O Serviço Social do Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) realizou, na terça-feira (6), ação educativa na Escola Municipal Norma Sueli Borges, em Uberaba, como parte da campanha nacional “Faça Bonito”, que integra o movimento Maio Laranja – mês de conscientização, prevenção e enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
A atividade reuniu cerca de 30 alunos do 5º e do 7º ano e foi conduzida pelas assistentes sociais do MPHU, Verediana Pereira de Freitas e Valquíria Aparecida Getúlio, em parceria com a equipe pedagógica da escola, liderada pela pedagoga Cláudia Cristina da Silva. A proposta teve como objetivo ampliar o diálogo sobre os direitos das crianças, fortalecer o conhecimento sobre o tema e mostrar onde e como buscar ajuda em situações de risco.
De acordo com Verediana, durante o encontro, os alunos participaram de conversa acessível e interativa sobre temas como autoproteção, respeito ao corpo, escuta qualificada e rede de apoio. Um dos destaques da atividade foi a apresentação do “semáforo do toque”, recurso pedagógico que classifica os tipos de toque como permitidos (verde), duvidosos (amarelo) e proibidos (vermelho), promovendo o autoconhecimento de forma lúdica e educativa.
“Nosso objetivo foi mostrar que falar sobre o corpo, sobre limites e proteção é um direito das crianças e dos adolescentes. Eles precisam saber que não estão sozinhos e que existem adultos prontos para escutá-los e protegê-los”, destacou a assistente social.
Para Valquíria Aparecida Getúlio, a ação reforça o papel da escola e dos profissionais da saúde como parte de uma rede segura. “É fundamental que esses espaços de confiança estejam preparados para acolher, orientar e encaminhar possíveis casos de violência, sempre com escuta qualificada e responsabilidade social.”
A ação faz parte de uma série de atividades que serão promovidas ao longo do mês de maio pela Sociedade Educacional Uberabense, por meio de seu Serviço Social, em conjunto com a rede de proteção do Município de Uberaba, com foco na promoção de direitos e proteção integral da infância e da adolescência.