Desde 2009, o Ministério da Educação (MEC) está trabalhando para aumentar a influência da prova nos processos seletivos
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se iniciaram esta semana e vão até dia 10 de junho. Desde 2009, o Ministério da Educação (MEC) está trabalhando para aumentar a influência da prova nos processos seletivos e até mesmo para unificá-los por meio do Sisu. Em Uberaba, a UFTM, IFTM, Unipac e Fazu utilizam as notas do exame o ingresso de novos alunos. Mesmo com todos os problemas apresentados nas últimas edições, fazer o Enem se tornou indispensável para quem quer entrar em uma faculdade.
João Luiz Guilherme Neto foi um dos 7.363 inscritos em Uberaba no ano de 2010. Na época ele ainda estava no 3º ano do Ensino Médio e foi uma das pessoas que receberam a prova amarela, impressa com o gabarito trocado. No ano anterior, ele também foi prejudicado com o adiamento da prova. Mesmo assim, nos dias 22 e 23 de outubro estará fazendo o teste novamente, na tentativa de entrar para um curso de Medicina. “Hoje em dia, o Enem está sendo usado por muitas faculdades como forma de ingresso. Não fazer Enem é como não querer passar no vestibular.”
Em Uberaba, nessa temporada de vestibulares de inverno, a maioria das instituições de ensino superior vai aproveitar a nota de 2010 no processo seletivo do meio do ano. Tanto nas públicas UFTM e IFTM quanto nas particulares, Unipac e Fazu as notas vão ter peso, de acordo com uma média que difere de uma instituição para a outra. Já a Uniube não usa a prova desde 2009, e FCETM/Cesube também não vai considerar o exame, enquanto a Facthus ainda estuda como vai utilizar o teste.
As inscrições podem ser feitas pelo site http://enem.inep.gov.br/. A taxa continua a mesma de 2010, R$35, sendo que estudantes que estão concluindo o ensino médio em escola pública não precisam pagar.