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Leitura errada dobra o valor da conta de água de consumidor

Rafaella Massa
Publicado em 04/12/2023 às 17:34Atualizado em 04/12/2023 às 21:45
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Morador do Residencial Monte Castelo procurou o Jornal da Manhã diante do aumento súbito na conta de água referente ao mês de novembro. Segundo o denunciante, o valor dobrou de um mês para o outro. O consumidor relata que foi tratado com falta de educação durante atendimento do Fale 115, da autarquia. Codau aponta que mais de 6,7 mil faturas referentes ao mês de novembro foram emitidas com erro.

Ao JM, o leitor afirma que, após receber a fatura referente ao mês de novembro, com vencimento em dezembro, notou que a conta mais que dobrou de valor. O homem relata que, ao analisar a fatura, reparou que estava sendo cobrado o valor referente ao mês de outubro junto com o do mês passado.

“Nessa conta de agora veio um absurdo, veio R$300,87, porque pegou a leitura anterior, do mês 10, para cobrar referente ao mês 11. Aí eu ligo lá para reclamar. A moça fala, ‘Não, aqui está zero sua conta’. O erro deles é que estão usando a leitura anterior, referente ao mês 10, para ser paga no mês 12, sendo que eu já a paguei no mês 11. E veio a mesma leitura. Eu estou com os três boletos aqui, a com vencimento no mês 12, com a leitura anterior do mês 11 e do mês 10”, explica o denunciante. 

O consumidor também reclama que desde a troca de equipes de leitura, que foi repassada para empresa terceirizada, tem notado reclamações por erros frequentes.

Ele diz que tentou resolver a situação por meio do canal Fale 115, conforme orientado pela Companhia frequentemente. No entanto, afirma que foi tratado com descaso e ignorância pelos atendentes. “Liguei lá umas três vezes; o povo, além de ser muito mal-educado para falar com a gente por telefone, fala que vai te transferir e desliga o telefone”, relata.  

Confira o posicionamento da Codau:

O Jornal da Manhã entrou em contato com a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), em busca de posicionamento sobre o caso. Em nota divulgada à imprensa, a autarquia alerta os usuários que receberam faturas no mês de dezembro, para que comparecerem ao SAC para corrigir os valores.

Trata-se de 6.791 contas em que a leitura do consumo no imóvel aconteceu entre os dias 23 de outubro até 6 de novembro e estão localizadas em roteiro que ultrapassou mais de 33 dias de consumo.

“Com o novo sistema comercial que foi implantado por uma empresa especializada, a EOS Sistems, a contratada não desabilitou uma funcionalidade que atendia a outras empresas de saneamento. Ou seja, a transferência automática para ‘leitura por média’ após 33 dias de aferição. O problema é que em Uberaba, sem que a Codau fosse avisada, essa situação gerou cobrança estimada de 30 dias consumo, por média, sem os devidos créditos de consumo. A consequência foi a cobrança de valores indevidos”, pontua a nota.

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