Flagra de ouvinte da Rádio JM de material de campanha eleitoral espalhado pela Leopoldino de Oliveira, em Uberaba (Foto/Leitor JM)
Flagra de ouvinte da Rádio JM de material de campanha eleitoral espalhado pela Leopoldino de Oliveira, em Uberaba (Foto/Leitor JM)
Dois meses após o fim das eleições em Uberaba, ouvinte flagrou o descarte irregular de material de campanha eleitoral em plena Leopoldino de Oliveira. Em imagens enviadas à reportagem do Jornal da Manhã, é possível ver "santinhos" da candidata Rafaela Sousa espalhados em via pública. Em consulta ao site do Tribunal Superior Eleitoral, a reportagem confirmou que a candidata renunciou ao pleito, ao qual disputaria pelo partido Rede Sustentabilidade.
"Quando você acha que as eleições acabaram...", comenta ouvinte do JM News 1, da Rádio JM, acompanhando o envio de diversas imagens confirmando o derrame de "santinhos" da então candidata na Leopoldino de Oliveira, em Uberaba.
A reportagem do Jornal da Manhã acionou o presidente do partido em Uberaba, o advogado Lawrence Borges. Ele explicou que a candidata desistiu ainda no início do processo eleitoral.
Flagra de ouvinte da Rádio JM de material de campanha eleitoral espalhado pela Leopoldino de Oliveira, em Uberaba (Foto/Leitor JM)
“Rafaela Sousa se inscreveu para ser candidata a vereadora. Depois, ela desistiu da candidatura, mas o material de campanha havia sido ‘rodado’. Contudo, ela nem chegou a ser utilizado para campanha. Esse material foi descartado, na quinta-feira (12), sendo colocado numa lixeira na avenida Leopoldino de Oliveira, juntamente com outros do partido”, ressalta o advogado, que acredita que alguém mexeu no lixo doméstico e acabou sendo espalhado pela via.
A reportagem do JM também acionou o Departamento de Posturas acerca do descarte irregular e possíveis sanções aplicadas e aguarda posicionamento. Em nota, o departamento afirmou que vai averiguar a denúncia in loco e, constatada a irregularidade, o responsável pelo descarte de lixo em via pública deverá ser autuado com base no Sistema de Limpeza Urbana (Lei 10.697/2008). A penalidade pode chegar a R$ 1.895,00.
Rafaela Sousa renunciou ao pleito no início da campanha, segundo o presidente de seu partido (Foto/Divulgação)
O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) iniciou a campanha “Eleições Sustentáveis”, com o objetivo de conscientizar candidatos, partidos políticos, coligações e federações partidárias sobre o descarte correto das sobras dos materiais de campanha nos municípios, antes das eleições municipais para os cargos majoritários (prefeitos) e proporcionais (vereadores) para a próxima legislatura em todo o estado.
A Justiça Eleitoral informou que fez parcerias com 181 associações e cooperativas em 145 cidades, que serão responsáveis pela reciclagem dos materiais de propaganda irregular apreendidos durante as ações de fiscalização, caso não sejam sanados pelos candidatos e partidos. Em caso de dúvidas, o eleitor pode entrar em contato com o cartório eleitoral, localizado na Rua Lauro Borges, 97 – Bairro Estados Unidos, ou pelo telefone (34) 3325-7255, em Uberaba.