A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) investiga a morte de um homem de 26 anos, ocorrida nesta terça-feira (20), sob suspeita de meningite. Segundo o Departamento de Vigilância Epidemiológica, o caso segue em apuração e ainda não é possível confirmar a real causa do óbito. Até o momento, Uberaba registrou apenas uma vítima de meningite em 2025, em janeiro.
A informação foi enviada por um ouvinte da Rádio JM, indicando que o jovem teria sido vítima da doença no início desta semana. Entretanto, conforme a SMS, trata-se de uma suspeita, cuja confirmação só será possível após a conclusão da investigação epidemiológica. Ainda de acordo com a pasta, Uberaba teve uma única morte confirmada por meningite em janeiro deste ano, sem a necessidade de quimioprofilaxia, medida preventiva indicada a pessoas que tiveram contato próximo com casos suspeitos ou confirmados, para evitar a transmissão da doença.
Apesar de o novo caso ainda estar em análise, a Secretaria ressalta a importância da vacinação para combater a meningite e suas formas graves. “As vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município”, informou nota oficial.
Para os cidadãos que têm dificuldades de comparecer nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em horário comercial, o município tem dez centros de saúde com vacinação até às 20h. Sendo eles: UBS Edson Luiz Fernandes (Residencial 2000), UBS Dr. João Francisco Naves Junqueira (Rio de Janeiro), UMS Maria Tereza de Freitas (Bairro de Lourdes), USF Dr. Romes Cecílio (Morumbi), UMS Professor Aluízio Prata (Elza Amui), UMS Nossa Senhora da Abadia (Abadia), UMS Valdemar Hial Júnior (Fabrício), UMS Álvaro Guaritá (Valim de Melo), UMS Roberto Árabe Abdanur (Mercês) e UMS Ézio de Martino (Boa Vista).