PROJETO

Investimento de arranque e Operação Urbana Consorciada estão previstos para o Viva o Centro

Publicado em 24/05/2024 às 19:16
Compartilhar

Foi encerrada nesta sexta-feira (24), em Uberaba, a maratona promovida pelos técnicos do Projeto Cidade Presente – Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS), do Governo Federal, dentro do acordo de cooperação técnica entre Brasil e Alemanha. Após três dias de oficinas, com consultores contratados pela agência alemã GIZ, os técnicos da Prefeitura e participantes tiveram a oportunidade de trabalhar nos planos de ação, comunicação e investimentos relativos ao Projeto Viva o Centro, de intervenção na área central.

Segundo a secretária de Planejamento, Isabella Nascimento, foram discutidas as etapas e ações a serem executadas até o final do ano para o investimento de arranque, já que a previsão de implantação do Projeto é para o ano de 2025.

A fim de que a população tenha uma amostra do que está sendo planejado para as três fases do Projeto Viva o Centro, ainda em 2024, a GIZ apresenta um investimento no valor de R$300 mil. Serão realizadas intervenções no complexo que envolve o Mercado Municipal, praça da Igreja Santa Rita e Geossítio, inclusive em trecho da avenida Leopoldino de Oliveira. "Queremos fazer essas mudanças para marcar o início da implantação do processo”, destacou. 

O coordenador de Projetos da GIZ, Daniel Wagner, lembrou ainda que “a chancela da Unesco para o Geoparque Uberaba - Terra de Gigantes foi importantíssima, existindo uma sinergia muito grande com o Projeto Viva o Centro, para os dois se apoiarem e crescerem juntos”. 

Nesta sexta-feira, foram discutidos ainda os parâmetros para investimentos, a fim de que a equipe entendesse os instrumentos de uso do solo, incentivos e obrigações daqueles que vivem no Centro e as formas de alavancar possibilidades de negócios. Desse modo, ficou acertado que deverá ser formada uma Comissão do Centro, com representantes governamentais e da sociedade participando ativamente da tomada de decisões importantes sobre as ações a serem implementadas.

A GIZ contratou duas empresas para acompanhar o Projeto Viva o Centro. Enquanto a Urbtec Consultoria, de Curitiba, está desenvolvendo os projetos técnicos, a Gopa - Consultoria da Alemanha veio demonstrar onde e como captar os recursos para financiamento e investimento nas três etapas do Projeto.

Uma das medidas apresentadas durante a segunda visita técnica do Projeto Cidade Presente foi a necessidade de elaboração de Operação Urbana Consorciada, que inclusive precisa se tornar uma lei aprovada pela Câmara Municipal. “Trata-se de um conjunto de medidas como incentivos fiscais para empresários que queiram trabalhar e investir nesse Centro, vantagens para quem quer morar nesse local, começando assim o processo de requalificação”, concluiu Daniel.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por