RENOVAÇÃO

Instituto Maria Modesto passa a ter atendimento infantojuvenil, em Uberaba

Publicado em 17/04/2025 às 07:22
Compartilhar

A renovação do convênio entre o Instituto Maria Modesto (IMM) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) marca um novo momento na assistência em saúde mental ofertada à população de Uberaba e região. O principal avanço do novo contrato é a criação de uma ala infantojuvenil com seis leitos destinados a adolescentes de 12 a 17 anos — uma resposta a demandas da Vara da Infância e Juventude. 

Segundo a secretária adjunta de Saúde, Eunice Simões, trata-se de internações psiquiátricas hospitalares por determinação judicial, modalidade até então inexistente no município. “Atentos às necessidades assistenciais de Uberaba, o município trabalha para oferecer um atendimento de qualidade, investindo os recursos públicos com eficiência e responsabilidade”, afirma.

A implantação do novo serviço foi possível com o acréscimo de R$ 100.295,61 ao contrato, ou seja de 36% em comparação com o anterior, para viabilizar a estruturação da nova ala. O restante do valor permanece o mesmo anteriormente praticado, correspondente à assistência regular de 50 leitos adultos: R$ 274.350,54 mensais. 

Importante destacar que o contrato anterior não continha a especificação do número de leitos efetivamente ativos. Por isso, segundo o diretor administrativo Frederico Ramos, o novo contrato trouxe mais clareza e segurança jurídica à parceria. “Embora constassem 105 leitos cadastrados no CNES - Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde-, o número refletia a capacidade instalada da unidade, e não da ocupação real, portanto não houve redução de leitos. O novo contrato apenas formaliza aquilo que já vinha sendo praticado, com uma pactuação mais transparente e juridicamente segura. E, além disso, amplia nossa capacidade de acolhimento ao contemplar um novo público: os adolescentes”.

Frederico explica ainda que, embora o contrato não preveja aumento de recursos na área ambulatorial, houve revisão nas metas, que agora incluem a formalização da telemedicina — modalidade que não constava no contrato anterior. “O novo contrato representa um avanço importante para a cidade. Não se trata apenas de manter o que já fazemos, mas de dar um passo adiante na qualificação do atendimento em saúde mental, especialmente no cuidado com a juventude”, finaliza Ramos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por