Com prazo estipulado até junho para ser enviada carta que convocará pessoas seguradas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiveram o benefício concedido por meio da Justiça, em Uberaba, gerente-executivo do INSS ainda não foi comunicado oficialmente da determinação.
Em todo o país, 580 mil segurados que tiveram o benefício por incapacidade (aposentadoria por invalidez e auxílio-doença) concedido por determinação judicial serão convocados para nova perícia. Entretanto, gerente-executivo do INSS na cidade, Dolorísio Humberto da Silva, afirma que ainda não recebeu nenhum comunicado do órgão. Porém, ele ressalta que em Uberaba mais de três mil segurados do INSS devem se submeter a nova perícia, sendo 2.220 pessoas no primeiro caso, e 982 no outro.
De acordo com informações da assessoria de imprensa do INSS, a ação tem como objetivo verificar se os benefícios, como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, estão sendo pagos a quem tem direito e identificar as pessoas que estão aptas a voltar ao trabalho. Presidente do INSS, Mauro Luciano Hauschild afirmou que a decisão final sobre a manutenção ou não do benefício fica a cargo da Justiça. O resultado da perícia realizada pelo INSS será encaminhado ao juiz que garantiu o benefício inicialmente, que suspenderá, bloqueará ou cessará.