NOTA 4

IFTM obtém índice muito bom em avaliação do Ensino Superior

Numa escala de 1 a 5 do Índice Geral de Cursos apurado pelo Inep, a instituição de ensino com sede em Uberaba obteve nota 4

Tito Teixeira
Publicado em 08/04/2023 às 17:11
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Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro obteve índice 4 na avaliação do MEC (Foto/Jairo Chagas)

Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro obteve índice 4 na avaliação do MEC (Foto/Jairo Chagas)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organização vinculada ao Ministério da Educação (MEC), apresentou os resultados do Índice Geral de Cursos (IGC) do ano de 2021, conceito por meio do qual são avaliadas anualmente as Instituições de Ensino Superior do país.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) recebeu nota 4 no referido índice, o que representa um padrão muito bom de qualidade educacional, visto que o IGC pode variar em uma escala de 1 a 5, sendo que as duas primeiras faixas são consideradas insuficientes e as instituições sofrem sanções quando não alcançam acima da faixa 3. 

Os cursos de graduação da instituição avaliados em 2021 foram: Bacharelado em Ciência da Computação; Licenciatura em Ciências Biológicas; Licenciatura em Computação; Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa; Licenciatura em Matemática; Licenciatura em Química, e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Para Márcio Santana, pró-reitor de Ensino, a nota é uma conquista para o IFTM, pois representa um significativo crescimento em relação ao triênio 2017, 2018 e 2019. “Tudo indica que voltaremos aos bons/ótimos patamares do Índice Geral de Cursos. Estamos muito felizes com o resultado da instituição”, destacou Santana.

O IGC é o índice resultante da somatória das seguintes médias: CPC do último ciclo do Enade; dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última avaliação, e a distribuição dos estudantes entre as diferentes etapas de Ensino Superior (graduação ou pós-graduação stricto sensu).

Enade. Realizado anualmente pelo Inep, avalia o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento. A inscrição é obrigatória para ingressantes e concluintes de cursos de bacharelado, superiores de tecnologia e licenciaturas vinculados às áreas avaliadas.

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