O Instituto Maria Modesto tem colônia de gatos há anos e, por se tratar de instituição de saúde, será necessário seu manejo responsável do local (Foto/Arquivo/JM)
O Hospital Veterinário da Uniube (HVU) iniciou medidas para o manejo responsável de colônia de gatos presente no Instituto Maria Modesto (IMM), em conformidade com a legislação sanitária, por se tratar de instituição de saúde. A informação foi confirmada pelo HVU, após protetoras de animais denunciarem a retirada arbitrária dos gatos do local na noite desta quinta-feira (12). Conforme apurado pela reportagem do Jornal da Manhã, não houve qualquer remoção de felinos.
Questionado pelo JM, o HVU informou que a medida visa garantir a segurança dos pacientes e bem-estar dos próprios animais, especialmente com a futura ampliação dos atendimentos do Instituto, que foi noticiada pelo JM Online em primeira mão. A previsão é que a ampliação fosse iniciada em dezembro.
"O IMM é uma unidade de saúde, por isso deve cumprir rigorosamente as normas sanitárias, sob pena de comprometer a segurança e as atividades essenciais prestadas à comunidade. A equipe técnica do HVU já esteve no local para que a ação seja cuidadosamente planejada", diz trecho da nota enviada ao JM.
As protetoras se preocupam, no entanto, com a destinação dos animais. "Esse é o medo que estamos tendo por conta dos boatos de que serão soltos a esmo", diz uma delas. Contudo, o HVU descarta qualquer medida semelhante e pondera que o processo está sendo acompanhado pela vereadora Denise Max, grande liderança da causa animal em Uberaba.
"Os animais resgatados serão submetidos a uma avaliação por equipes técnicas, com o apoio de veterinários e, posteriormente, encaminhados para adoção responsável, com divulgação na página oficial do Hospital Veterinário da Uniube (@hospitalveterinariouniube). Todo o processo será acompanhado pela vereadora Denise Max e equipe, até a destinação dos animais para adoção", complementa a nota.
Também questionada pelo Jornal da Manhã, a Vigilância Sanitária informou que faz fiscalizações rotineiras no local e a próxima está agendada para janeiro de 2025.
TUTORES
Os animais estarão disponíveis à adoção e o HVU conta com o apoio e colaboração da população para que os gatos tenham um novo lar. Caso tenha interesse, entre em contato com a equipe do hospital.
Confira a nota do HVU na íntegra:
O Hospital Veterinário da Uniube (HVU) informa que, em conformidade com as legislações vigentes, realizará, de forma responsável, o manejo da colônia de felinos presente no Instituto Maria Modesto (IMM). A medida visa garantir a segurança dos pacientes e bem-estar dos próprios animais, especialmente com a futura ampliação dos atendimentos do Instituto.
O IMM é uma unidade de saúde, por isso deve cumprir rigorosamente as normas sanitárias, sob pena de comprometer a segurança e as atividades essenciais prestadas à comunidade. A equipe técnica do HVU já esteve no local para que a ação seja cuidadosamente planejada.
Os animais resgatados serão submetidos a uma avaliação por equipes técnicas, com o apoio de veterinários e, posteriormente, encaminhados para adoção responsável, com divulgação na página oficial do Hospital Veterinário da Uniube (@hospitalveterinariouniube). Todo o processo será acompanhado pela vereadora Denise Max e equipe, até a destinação dos animais para adoção.
Ressaltamos que o Instituto Maria Modesto é gerido pela Sociedade Educacional Uberabense (SEU), que há 77 anos baseia quaisquer decisões em critérios técnicos e éticos, sempre priorizando a segurança dos pacientes e o bem-estar coletivo.
Contamos com seu apoio na divulgação de nossas publicações para encontrarmos tutores responsáveis para os felinos.