O reconhecimento como Geoparque impulsiona o fomento do ecoturismo, sobretudo de cachoeiras da região, segundo avaliação do prefeito de Veríssimo, Marco Aurélio dos Santos Hortencio
Com o recente reconhecimento de Uberaba como Geoparque Mundial pela UNESCO, as cidades vizinhas começam a vislumbrar oportunidades de integrar seus atrativos ao desenvolvimento turístico local. Entre elas está Veríssimo, cujo prefeito, Marco Aurelio dos Santos Hortencio, pretende aproveitar o selo para impulsionar o ecoturismo da região, sobretudo das cachoeiras.
Em entrevista ao Pingo do J, da Rádio JM, Marco Aurélio destacou a importância de somar esforços dos municípios para fortalecer o turismo da região. “O grande avanço foi Uberaba virar Geoparque, porque isso vai atrair muitos olhares, e nós da região temos que caminhar juntos. Já estive conversando com o presidente da Fundação Cultural e vamos tentar uma parceria”, conta.
Dentre as principais alternativas turísticas de Veríssimo, a Cachoeira do Dominguinho, com seus mais de 10 metros de altura, é um dos principais cartões-postais da cidade. Além disso, o município tem sua essência refletida no meio rural mineiro, combinando tradição, natureza e uma rica cultura, fatores que podem se somar ao Circuito Regional de Turismo Rural de Uberaba, segundo o prefeito. “Acredito que possa fazer um cinturão de turismo rural e incluir as cachoeiras”, sugere.
O circuito, que já conta com municípios ao entorno, como Conceição das Alagoas e Campo Florido, promove atividades voltadas ao turismo de experiência. Esses encontros incluem exposições de produtos da agricultura familiar, apresentações culturais, passeios de bicicleta e degustações de comidas típicas. Por isso, Marco Aurelio acredita que Veríssimo pode se beneficiar e, ao mesmo tempo, contribuir com o projeto.