Geólogo do Ministério de Minas e Energia em trabalho de campo, colhendo dados para catalogar novos geossítios na região de Uberaba (Foto/Divulgação)
Equipe de geólogos do Serviço Geológico do Brasil do Ministério de Minas e Energia está catalogando e registrando novos sítios geológicos no sistema de registro geológico Geossit na região de Uberaba, permanecendo com essas pesquisas até amanhã (28).
A força-tarefa do Serviço Geológico do Brasil visa identificar, qualificar, quantificar e cadastrar novos geossítios no território do Geopark Uberaba. A equipe com especialistas em geologia tem visitado pontos do município de Uberaba à procura de formações com relevância geológica para o cadastro na Plataforma Geossit – serviço de cadastro de sítios geológicos do Serviço Geológico do Brasil do Ministério de Minas e Energia.
A equipe tem identificado e catalogado as características geológicas dos sítios, por meio da análise do relevo, drenagem, histórico geológico das formações, dentre outros. O objetivo dessa força-tarefa é identificar geossítios com relevância geológica, histórica, educativa e ecológica para serem incorporados no Projeto Geopark Uberaba.
O Serviço Geológico do Brasil é uma empresa pública, vinculada ao Ministério de Minas e Energia. Sua missão é gerar e disseminar conhecimento geocientífico com excelência, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável do Brasil.
A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), junto à ABCZ, à Prefeitura de Uberaba e ao Sebrae-MG, é signatária do Projeto Geopark Uberaba - Terra de Gigantes.
Geopark. O projeto integra sítios e geossítios dispersos pela cidade que retratam as riquezas geológicas, a herança histórica e cultural local. No patrimônio geológico, o destaque é a singularidade dos registros paleontológicos de nossa região, representado notadamente pelos dinossauros que são reconhecidos pelo mundo. Nos sítios históricos e culturais é destacada a relevância do gado zebu, que não é só econômica, mas também cultural. Ainda há as representações sustentadas pelo terceiro pilar, que é a força e significância da religiosidade em Uberaba, que teve sua expressão máxima no ícone Chico Xavier, o maior brasileiro de todos os tempos, eleito em um programa de televisão exibido em rede nacional e inspirado no programa britânico “100 Greatest Britons”, da emissora BBC, colaboradora da edição brasileira.