Fato inusitado ocorreu no último dia 5 em fazenda de Uberaba. Fêmea da raça Girolando pariu trigêmeos. A vaca pertence ao rebanho do Instituto Federal do Triangulo Mineiro (IFTM) e foi inseminada com sêmen de touro que participa do Teste de Progênie da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (ABCG).
A vaca Revoltosa do Cefet, cujo grau de sangue é 3/4 holandês + 1/4 gir, tem 12 anos, o que torna o caso raro, já que fica mais difícil ocorrer nascimento de trigêmeos. A produção média de leite da fêmea é de 16 litros/dia atualmente. Os bezerros recém-nascidos são todos machos, sendo que dois deles pesam 19kg e outro, 20kg, e mostram ótima saúde.
De acordo com Bruno Balduíno, veterinário do IFTM, não foi utilizado nenhum artifício genético, como, por exemplo, hormônio, para que a vaca pudesse ter trigêmeos. “A reprodução foi feita por inseminação artificial, pois no Instituto não são utilizados touros, já que a genética é mais avançada. A vaca estava inserida no manejo convencional do rebanho do IFTM.” Ela não precisou de intervenção veterinária, tendo parto normal, e foi inseminada por aluna bolsista do 8º período do curso de Zootecnia do IFTM, Keila Abadia Barbosa. O veterinário ainda afirma que a intenção é continuar com os animais na fazenda do Instituto.