Serão oferecidas 38 oficinas gratuitas de carnes, doces, queijos e café no período de 27 de abril a 3 de maio (Foto/Divulgação)
O Sistema Faemg Senar está com as inscrições abertas para as oficinas de gastronomia que serão oferecidas durante a 90ª ExpoZebu. Ao todo serão 38 oficinas gratuitas de carnes, doces, queijos e café. As aulas ocorrerão entre os dias 27 de abril e 3 de maio, no estande da Vila Cultural e Gastronômica Mineira, no Parque Fernando Costa.
O gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller, destaca que neste ano a programação foi ampliada e trouxe novidades. “Além das tradicionais oficinas de preparo de carnes e de doces, para esta edição teremos degustação comentada de queijos, produção artesanal de derivados de café, harmonização de mel e queijo, entre outras atrações inéditas”, explicou.
Leia também: ABCZ anuncia edição da Vila Cultural e Gastronômica Mineira dentro da programação da 90ª ExpoZebu
Ele ressalta que toda a programação é gratuita e as vagas são limitadas, por isso os interessados em participar devem fazer inscrições antecipadas pelos telefones (34) 99904-1731 e (34) 99928-6787.
No dia 27, domingo, serão ministrados os cursos de desossa de suíno, doce de leite em pasta e carne na lata. Já, na segunda (28), será a vez dos cursos para fabricação de linguiça, carne de sol (em dois horários, às 13h e 15h), salame italiano e milano e geleia.
E, na terça-feira (29), mais dois cursos de fabricação de carne de sol, às 8h e às 10h; em seguida, carne na lata, torresmo à pururuca e doce de leite em barra. Na quarta-feira (30), será a vez de fabricação de salame milano e pepperoni, torresmo à pururuca, linguiça e geleia.
No dia 1º de maio (quinta-feira), os cursos oferecidos serão de fabricação de laticínio – queijo frescal, produção artesanal de derivados do café, defeitos em queijos, fabricação de mousse, degustação comentada de queijos, harmonização de mel e queijo e fabricação de laticínios e afins/iogurte.
Para a sexta-feira (2), serão os cursos de doce de fruta em pasta, harmonização de mel e queijo, fabricação de laticínio – queijo frescal, produção artesanal de derivados do café, maturação de queijos artesanais em casa, fabricação de mousse e degustação comentada de queijos.
E, encerrando a programação, no sábado (3), os cursos oferecidos serão de fabricação de laticínios e afins/iogurte, degustação comentada de queijos, maturação de queijos artesanais em casa, doce de fruta em pasta, defeitos em queijos, harmonização de mel e queijo e produção artesanal de derivados do café.