A partir de hoje, Uberaba será palco da inauguração oficial da 2ª edição da ExpoGenética, evento que reúne no Parque Fernando Costa pesquisadores, técnicos, autoridades, criadores e o que há de mais avançado em termos de melhoramento genético bovino no Brasil.
Várias autoridades locais e nacionais já confirmaram suas presenças no evento. Entre elas, o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Inácio Kroetz, que representará o ministro Reinhold Stephanes; o secretário de Estado de Ciências, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Alberto Duque Portugal; o secretário de Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás, Leonardo Veloso do Prado; o chefe geral da Embrapa gado de Corte, Rafael Geraldo de Oliveira, que representará o diretor presidente Pedro Antônio Arraes Pereira, entre outras personalidades de destaque no âmbito político e relacionadas direta ou indiretamente com o agronegócio.
Às 19h, o evento será inaugurado com o pronunciamento do presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, José Olavo Borges Mendes. Em seguida, o consultor do Parque Tecnológico Uberaba, Roberto Spolidoro, abordará o papel do Parque Tecnológico no Desenvolvimento do Polo de Genética. A cidade é considerada a capital do zebu e da biotecnologia de reprodução. Por isso, o governo de Minas Gerais investirá recursos para a instalação de toda a infraestrutura necessária ao desenvolvimento desse polo.
A ExpoGenética seguirá com várias palestras até sexta-feira (21), trazendo assuntos importantes à tona, tais como a necessidade de maior aproximação das cadeias produtivas da carne e do leite. O evento mostra, ainda, a experiência australiana, que revela um exemplo de cooperação e afinidade da cadeia produtiva desde a produção até o consumidor. Mostras de progênies, leilões e renomados programas de melhoramento genético estarão reunidos em um só espaço, ao alcance do produtor.