SEDS

Evento sobre empregabilidade inclusiva reúne pessoas com deficiência e empresas

Publicado em 03/12/2024 às 19:08
Compartilhar
Encontro reuniu diversas pessoas no anfiteatro da Fiemg (Foto/Alfredo Neto/PMU)

Encontro reuniu diversas pessoas no anfiteatro da Fiemg (Foto/Alfredo Neto/PMU)

Em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) promoveu, nesta terça-feira (3), a primeira edição do encontro Empregabilidade Inclusiva. O evento debateu a inserção no mercado de trabalho de pessoas com deficiência (PcD).

Participaram do encontro pessoas com deficiência, profissionais de recursos humanos de empresas e representantes de organizações da Sociedade Civil (OSC). Ao todo, cerca de 50 pessoas se reuniram para o evento, no anfiteatro da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) - Regional Vale do Rio Grande.

A chefe da Seção de Apoio à Pessoa com Deficiência da Seds, Ana Paula da Cruz, destacou que o encontro foi pensado como um espaço de diálogo entre empregadores e trabalhadores, de forma a promover a inclusão no ambiente de trabalho. "A verdadeira inclusão vai além de apenas empregar PcD para atender a requisitos legais. É preciso construir um ambiente que ofereça bem-estar e possibilidade de crescimento para essas pessoas, rompendo com a visão de que elas só conseguem realizar determinadas tarefas." 

Consultora em inclusão para empresas, Ana Bracarense perdeu os movimentos do lado direito do corpo após um portão cair sobre ela, quando tinha 1 ano. Hoje, com 50% dos movimentos recuperados e à frente da empresa Click Consultoria PCD, a empresária afirma que transformou a história de vida em superação. "Eu não sou super-herói. Ninguém é super-herói. Mas eu quero me levantar, ser eu e mostrar que eu dou conta, que eu posso, que eu consigo", disse Ana, formada em Matemática e Administração e pós-graduada em Logística.

A analista de recursos humanos da Dexco em Uberaba, Cláudia Martins do Prado, parabenizou a iniciativa da Secretaria e reforçou a importância de as empresas valorizarem as diferenças. Segundo a analista, a unidade na cidade emprega cerca de 40 colaboradores com deficiência. "Esse bate-papo é cada vez mais importante para que nós, empresas, entendamos as necessidades, as características, os desejos e os anseios da pessoa com deficiência", ressaltou.

Pela Secretaria de Desenvolvimento Social, também participaram do encontro o chefe da Seção de Apoio à Geração de Trabalho e Renda, Ivo Diogo Moratelli, e a chefe do Departamento de Proteção Social Básica da Secretaria, Juliana Fachinelli.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por