CIDADE

Espanhola que vive em Uberaba completa 105 anos e sobrevive a duas pandemias

Bruno Campos
Publicado em 22/02/2022 às 20:14Atualizado em 18/12/2022 às 18:13
Compartilhar

Dona Margarida, que completa hoje 105 anos, ladeada por uma das filhas e uma neta (Foto/Jairo Chagas)

Mais de um século. Esse é o tempo de vida de Margarita Arrevola Gutierrez Tortamano, mais conhecida entre os familiares e amigos próximos como Guêla, um apelido que vem da abreviação carinhosa da palavra espanhola “abuela”, que significa avó. Nesta quarta-feira (23), Margarita, completa 105 anos de muita história e já sobrevive a duas pandemias.

Nascida em 23 de fevereiro de 1917, na cidade de Zafarraya, na Espanha, veio para o Brasil com toda a família ainda aos 7 anos de idade, mais precisamente para São Paulo, onde passou boa parte da vida. Margarita, que desde os 89 anos mora em Uberaba, ama o país, a atual cidade, mas diz ainda sentir falta de sua terra natal. “Eu gosto de morar no Brasil, mas eu ainda sinto muita falta do meu lugar, da Espanha”, conta.

Desde muito nova, começou a trabalhar. Lembra que, por volta dos 10 anos de idade, já exercia funções em uma tipografia na capital paulista e compartilhou com a equipe do Jornal da Manhã um fato curioso. A criança, que trabalhava por necessidade de ajudar a família, era escondida dentro de caixas quando fiscais vistoriavam o local, uma vez que, muito nova, não poderia estar naquela atividade.

Ao longo dos anos, Guêla viu sua família crescer. Teve três filhas, seis netos, treze bisnetos e quatro tataranetos e sorri largamente quando lembra dos pequenos. Ainda hoje, apesar da idade avançada, pelo badalar do pêndulo de um relógio de parede pendurado no corredor de sua casa, controla toda sua rotina e sabe todos seus horários, desde a hora de tomar banho e seus medicamentos até a hora das refeições e de dormir.

Religiosa, Guêla reza todos os dias um terço que recebeu das mãos da madre Maria dos Anjos, da igreja da Medalha Milagrosa, aonde, antes da pandemia, ia todos os anos na data de seu aniversário, juntamente com sua família. Lembra todas as orações prontamente, do Pai Nosso e Ave Maria à Salve Rainha e ao Credo.

Em janeiro deste ano, Margarita testou positivo para Covid-19, aos 104 anos. Mulher forte como é, recuperada, conta como se nem ao menos tivesse tido a doença, relatando em palavras próprias, que “foi bem leve”. Entretanto, a pandemia do coronavírus não foi a primeira vivenciada por ela. Nos anos de 1918 a 1920, ainda criança, passou pela pandemia da gripe espanhola.

Cheia de vida e vaidade, Margarita abriu as portas de sua casa e recebeu nossa equipe de forma tão alegre e calorosa, como se há anos nos conhecesse. É com a mesma alegria que o Grupo JM deseja um feliz aniversário a Guêla, que seja mais um ano muito bem vivido para ela, que tanto tem a ensinar.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por