Em Minas Gerais, 30 nutricionistas atendem quase dois milhões de alunos
(Foto/Divulgação)
A rede estadual de ensino possui cerca de 1,7 milhão de estudantes matriculados e o déficit no quadro de nutricionistas chama atenção. Em Uberaba, há somente um nutricionista para atender 42 mil estudantes. De acordo com a resolução do Conselho Federal de Nutricionistas, seria necessário cerca de 18 profissionais.
A situação é alarmante em toda Minas Gerais. O déficit no Estado é de 684 profissionais, já que para atender toda a rede seriam necessários 714 nutricionistas, segundo levantamento do Jornal O Tempo. A ausência do corpo técnico impede os alunos de serem acompanhados da forma adequada.
A atuação do profissional nas escolas é regida pela resolução 465/2010 do Conselho Federal de Nutricionistas. O documento determina que dentre as atividades obrigatórias que compete ao nutricionista está; além do planejamento, elaboração e avaliação do cardápio da alimentação escolar; a realização do diagnóstico e o acompanhamento do estado nutricional dos alunos.
Para isso é preciso calcular os parâmetros nutricionais com base na avaliação nutricional que tem os parâmetros definidos em normativas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Há ainda o alerta para estudantes que precisam de alimentação especializada e é necessário acompanhamento nutricional diferenciado.
Questionada sobre a carência de profissionais, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) informa que o edital vigente do Processo Seletivo Simplificado para nutricionistas atuarem na rede pública estadual de ensino, de 2021, prevê a contratação total de 53 profissionais, para atuar no órgão central da pastam entretanto, o quadro atual conta com 49 profissionais.
“Atualmente, são 49 profissionais contratados, que coordenam, acompanham e executam ações como a elaboração de cardápios da rede estadual de ensino; supervisão de refeitórios escolares, cozinhas e locais de armazenamento de alimentos, verificando, entre outros, higiene e preparo; capacitação de cantineiras; e conscientização da comunidade escolar sobre a importância da alimentação saudável”, informou, em nota.
Já a Superintendência Regional de Ensino de Uberaba informou que há 93 escolas com cerca de 42 mil estudantes e um nutricionista para atender a regional.
Levantamento do Conselho Regional de Nutrição de Minas Gerais aponta que 283 municípios não contam com sequer um profissional. De acordo com a Secretaria de Educação de Uberaba (Semed), atualmente, a Seção de Alimentação Escolar conta com uma equipe formada por nove nutricionistas, mas trabalha para ampliar o quadro de profissionais da área a partir do concurso público previsto para 2023.
“A Secretaria de Educação de Uberaba (Semed) contabiliza 28.111 alunos matriculados em uma das 76 unidades escolares da rede municipal de ensino. Deste total, 250 têm laudo médico protocolado na Seção de Alimentação Escolar da Pasta, portanto, recebem alimentação especial. A esse grupo, é ofertado um cardápio adaptado às necessidades alimentares referente em grande parte a alergias ou intolerâncias”, acrescenta.
Em um cenário onde muitas famílias mineiras estão em situação de insegurança alimentar, crianças e adolescentes encontram nas escolas o único acesso à alimentação, e isso ressalta a necessidade do trabalho desempenhado pelos nutricionistas. Dados de uma pesquisa realizada em 2020 mostraram que 12,7% dos alunos dependem do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Veja mais: Uberabenses em extrema pobreza aumentam 73%
Nota da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais na íntegra:
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) informa que o edital vigente do Processo Seletivo Simplificado para nutricionistas atuarem na rede pública estadual de ensino, de 2021, prevê a contratação total de 53 profissionais, para atuar no órgão central da pasta e nas 47 Superintendências Regionais de Ensino (SRE). Atualmente, são 49 profissionais contratados, que coordenam, acompanham e executam ações como a elaboração de cardápios da rede estadual de ensino; supervisão de refeitórios escolares, cozinhas e locais de armazenamento de alimentos, verificando, entre outros, higiene e preparo; capacitação de cantineiras; e conscientização da comunidade escolar sobre a importância da alimentação saudável.
A rede estadual de ensino possui cerca de 1,7 milhão de estudantes matriculados em 3.461 escolas e o número de nutricionistas estão de acordo com as atividades propostas pela rede e segue sendo suficiente para atender com qualidade as demandas. Em Uberaba, 93 escolas, com cerca de 42 mil estudantes, e um nutricionista para atender a regional.
Nota da Secretaria Educação de Uberaba na íntegra:
A Secretaria de Educação de Uberaba (Semed) contabiliza 28.111 alunos matriculados em uma das 76 unidades escolares da rede municipal de ensino. Deste total, 250 tem laudo médico protocolado na Seção de Alimentação Escolar da Pasta, portanto, recebem alimentação especial.
A esse grupo, é ofertado um cardápio adaptado às necessidades alimentares referente em grande parte a alergias ou intolerâncias.
Atualmente, a Seção de Alimentação Escolar conta com uma equipe formada por nove nutricionistas, todos servidores efetivos. A Semed trabalha para ampliar o quadro de profissionais da área a partir do concurso público previsto para 2023.