O médico Djalma Antônio Abrão Junior destacou que o principal objetivo é transformar o Hospital Unimed em uma solução em saúde (Ascom/Unimed)
“O paciente está no centro da nossa atenção”, afirmou o diretor administrativo-financeiro do Grupo de Saúde Unimed Uberaba e diretor executivo do Hospital Unimed, médico Djalma Abrão Junior, durante pronunciamento de abertura do evento “Abril pela Segurança do Paciente”. Com o tema “Mais Acesso e Cuidado Integrado” e o slogan “Qualidade em toda a Jornada”, o evento foi realizado no início desta semana.
O diretor reiterou que o Grupo de Saúde Unimed Uberaba hoje é mais do que uma operadora de plano de saúde, mas é também Laboratório, Clínica de Imagem, Oncologia, Centro Infantil, Fisioterapia e, principalmente, é Hospital. Observa que a Unimed hoje consegue oferecer uma jornada completa em saúde e que o principal objetivo do grupo é transformar o Hospital Unimed em uma solução em saúde para ser segura e eficaz.
No treinamento, segundo o diretor, estiveram em debate as ferramentas para integrar os diversos serviços e equipes em favor do paciente. E, também, como facilitar o acesso com mais agilidade e rapidez e promover educação continuada a cada colaborador, para que ele saiba usar a tecnologia em prol do trabalho de todos.
O gerente executivo do Hospital Unimed Uberaba, Bruno Zanata, complementa dizendo que o encontro teve o objetivo de trabalhar o atendimento de qualidade desde o acesso do cliente aos consultórios dos cooperados até a entrada no hospital e outros serviços da Unimed presentes em Uberaba e região. “E garantir que a jornada seja tranquila, com todo o cuidado, todos sendo tratados com equidade, com a melhor tecnologia que o mercado oferece e com os melhores protocolos clínicos para que o paciente saia satisfeito e com a sua saúde integral”.
Entre os palestrantes convidados, Santiago Nariño, especialista em Diversidade, Equidade e Inclusão, no Hospital Israelita Albert Einstein, apresentou a reflexão acerca do conceito de equidade na saúde e as oportunidades necessárias para serem discutidas na rede Unimed.
A equidade na saúde nada mais é do que a busca para reduzir as desigualdades e reconhecer as vulnerabilidades para adaptar o cuidado dos pacientes em toda a jornada. Nariño explanou sobre boas práticas para a equidade na saúde realizadas no Einstein que inspirarão a promoção da qualidade assistencial na Unimed.
Investir em equidade, de acordo com ele, significa direcionar mais atenção e recursos para populações vulneráveis, como comunidades de baixa renda, grupos étnico-raciais menorizados, pessoas com deficiência e a população LGBTQIAPN+, o que envolve adaptação e revisão dos processos e protocolos das unidades de saúde Unimed.