CIDADE

Educação promove 1° Encontro das Escolas Municipais do Campo em Peirópolis

Publicado em 05/12/2023 às 20:21
Compartilhar
 (Foto: Elioenai Amuy/UFTM)

(Foto: Elioenai Amuy/UFTM)

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Educação (Semed), promoveu, na terça-feira (5), o projeto “Café, canto e poesia – um doce olhar para meu lugar”, a partir da ação “Nas Trilhas do Campo”, voltado à oferta de ensino da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental, das unidades da rede municipal, localizadas na área rural de Uberaba. O evento aconteceu no auditório do Museu dos Dinossauros/UFTM, em Peirópolis, e reuniu diretores, professores e alunos.

De acordo com a Semed, o objetivo da ação é valorizar a identidade da comunidade escolar e da cultura local, além de promover a integração entre os estudantes que residem nas áreas rurais do Município. O público assistiu a demonstrações artísticas, musicais, declamação de poemas e poesias, além de apresentações de berrante e de catira. 

O aluno Heitor Mendes de Mendonça, do 9° ano, da Escola Municipal Frederico Peiró, subiu ao palco para contar a história de vida do avô Langerton Cunha, um estudioso de medicamentos fitoterápicos da região de Peirópolis. “Gosto da vida no campo, de ser, de estar e estudar aqui porque minha vida é e sempre será aqui. Foi bom encontrar outros alunos de outras escolas que têm um estilo de vida como o meu”, contou o estudante.

A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, acompanhada do secretário de Educação, Celso Neto e da adjunta da Pasta, Juliana Petek, e do presidente da Fundação Cultural, Cássio Facure, participou do evento e falou sobre a importância da educação no campo. “Esse encontro valoriza a cultura e todas as riquezas que permeiam o campo. Tivemos a oportunidade de conhecer mais sobre o trabalho de todas as unidades, por meio do engajamento dos professores e alunos dessas comunidades. Foi uma grande demonstração da potência que temos na rede municipal de ensino e do agro, que é a vocação da nossa cidade”, destacou.

Para Celso Neto, o encontro foi um momento de debater e conhecer parte do que cada escola do campo realizou durante o ano letivo. “A importância das unidades do campo é a de propiciar a formação e inclusão de estudantes da área rural que, tempos atrás, tinham que se deslocar para os centros urbanos para estudar. Nossos alunos têm a possibilidade da formação pedagógica e educacional dentro do seu próprio espaço e território, de seu contexto de produção de vida, de sua cultura, reduzindo a evasão escolar e gerando a inserção social”, explicou.

Escolas do Campo – A Semed possui 11 unidades escolares localizadas na zona rural de Uberaba. São elas: E.M. Maria Carolina Mendes (Rod. BR-050 Km 124); E.M. Sebastião Antônio Leal (Comunidade da Baixa); E.M. Celina Soares de Paiva (Rod. 427 Km 04); E.M. Totonho de Morais (Rod. BR-050 Km 151); E.M. Gastão Mesquita Filho (Ponte Alta); E.M. Vicente Alves Trindade (Santa Rosa); E.M. José Marcus Cherém (Capelinha do Barreiro) e E.M. Frederico Peiró (Peirópolis), além dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) Maria Assis Rezende (Comunidade da Serrinha), Nicanor Pedro da Silveira (Ponte Alta) e Professora Zita Therezinha Capuço (Santa Fé).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por