Moradores relatam plantas ressecadas enquanto caminhões-pipa passam por manutenção
(Foto/Divulgação)
A falta de caminhões-pipa em operação tem gerado preocupação entre moradores de Uberaba diante do estado da vegetação em importantes avenidas da cidade. Denúncia encaminhada ao Jornal da Manhã relata que a irrigação de canteiros centrais e pergolados estaria comprometida, contribuindo para o ressecamento de plantas e para a perda gradual do aspecto verde em corredores urbanos. A cidade está cada vez menos verde e mais cinza.
Segundo o relato, a situação pode ser observada em vias como as avenidas Leopoldino de Oliveira, Ramid Mauad, Padre Eddie Bernardes da Silva e Coronel Joaquim de Oliveira Prata. Moradores afirmam que a redução da irrigação tem provocado sinais de deterioração da vegetação. Ainda de acordo com a denúncia, dois caminhões-pipas que faziam esse trabalho estão atualmente fora de operação por problemas mecânicos. Já um terceiro veículo utilizado por meio de contrato teria ficado indisponível após o encerramento do contrato em novembro. Sem o serviço de irrigação regular, as plantas dos pergolados e canteiros centrais vêm apresentando sinais de deterioração, com risco de perda da vegetação.
Questionada pelo JM, a Prefeitura confirmou que os caminhões-pipa próprios do município estão passando por manutenção e adaptação para atender à Operação de Enfrentamento do Período de Estiagem, voltada à prevenção de queimadas e incêndios em vegetação.
A administração municipal informou que os veículos continuarão sendo utilizados na irrigação da vegetação urbana, mas, neste momento, estão sendo preparados para as ações relacionadas ao período mais seco do ano.
Enquanto isso, moradores temem que a falta de irrigação regular acelere a perda de plantas em canteiros e pergolados, afetando a paisagem urbana de algumas das principais avenidas de Uberaba. Estaria a “Terra do Zebu” perdendo a sua cor?
Em nota, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) afirmou que o planejamento paisagístico do município prioriza espécies adaptadas às características do Cerrado, bioma marcado por longos períodos de seca. Segundo a pasta, a escolha dessas espécies busca minimizar perdas durante os meses de estiagem.
A Prefeitura, no entanto, não informou quantos caminhões-pipa estão atualmente indisponíveis e nem apresentou prazo para a conclusão da manutenção dos veículos.
A preocupação dos moradores ocorre justamente no início do período seco, quando a necessidade de irrigação costuma aumentar para preservar áreas verdes e manter a arborização urbana em boas condições.