A diminuição da população foi confirmada em números apresentados pelo IBGE, após a realização do Censo de 2022. (Foto/Arquivo)
Com a tendência de diminuição da população brasileira, o economista Marco Antônio Nogueira projeta um cenário ruim para o Brasil e lembra que nenhum país conseguiu se desenvolver em contexto similar. Ele falou sobre o tema em entrevista no programa JM News 1ª Edição, da Rádio JM 95.5 FM.
“Sim, a tendência é a diminuição da população brasileira. O grande problema é quem vai pagar a conta dos aposentados, principalmente aqueles que nasceram a partir da década de 50 e 60. E temos outro problema ainda mais sério: a força de trabalho dos homens está diminuindo também, e nenhum país rico sobreviveu com uma queda como a que temos no Brasil, na proporção de homens em relação às mulheres”, detalha.
Marco Antônio lembra que os homens ainda estão mais expostos a outros fatores que acentuam essa diminuição, como o descuido com a própria saúde e a violência.
“Esses homens estão reduzindo sua participação em função de alguns fatores, mas o principal é a violência, principalmente entre os 20 e 24 anos, onde há uma queda no percentual de homens da população. Em segundo plano, tem a questão da saúde, o homem não se cuida tanto quanto a mulher”, lembra.
A diminuição da população brasileira foi confirmada em números apresentados pelo IBGE, após a realização do Censo de 2022.