SERVIÇO GRATUITO

Dia de Combate à Doença de Chagas: Uberaba tem ambulatório referência; veja sintomas

Publicado em 13/04/2025 às 16:30
Compartilhar

(Foto/Divulgação/HC-UFTM)

O Ambulatório de Doença de Chagas do Hospital de Clínicas da UFTM completa 25 anos como referência no atendimento a pacientes com a doença em Uberaba e região. O serviço é gratuito, funciona às quartas-feiras à tarde e atende por demanda espontânea ou por encaminhamento médico.   

A Doença de Chagas pode afetar o coração e o sistema digestivo, provocando arritmias, falta de ar, dificuldade para engolir ou evacuar. Muitas pessoas não apresentam sintomas por anos, mas ainda assim precisam de acompanhamento médico.   

Segundo o infectologista Rodrigo Molina, a maioria dos pacientes atendidos no ambulatório foi infectada décadas atrás, quando Uberaba era considerada área endêmica. Embora o controle do inseto transmissor, o barbeiro, tenha reduzido a transmissão, ainda há casos registrados por transmissão congênita (de mãe para filho) ou por ingestão acidental de alimentos contaminados.   

O ambulatório conta com médicos residentes e professores especialistas, e também realiza encaminhamentos para cirurgias digestivas ou implantação de marca-passo, dependendo da gravidade dos sintomas. O tratamento com benznidazol é fornecido pelo SUS, mediante solicitação da Secretaria Estadual de Saúde.   

Molina reforça que o diagnóstico precoce faz diferença. “Muita gente tem o protozoário no organismo sem saber. Se houve contato com o barbeiro no passado ou existe histórico na família, é importante buscar avaliação médica e fazer o teste”.   

O Ambulatório funciona dentro do HC-UFTM e atende pacientes com sintomas cardíacos, digestivos ou na forma indeterminada da doença. Mais informações podem ser obtidas diretamente com a unidade de saúde. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por