PREVENÇÃO

Dia D de enfrentamento à dengue visitou 761 imóveis no Alvorada

Tito Teixeira
Publicado em 25/03/2024 às 19:33Atualizado em 26/03/2024 às 09:18
Compartilhar
Equipes de limpeza da Codau recolheram 36,6 toneladas de produtos, como restos de material de construção, massa verde e entulhos em geral (Foto/Reprodução)

Equipes de limpeza da Codau recolheram 36,6 toneladas de produtos, como restos de material de construção, massa verde e entulhos em geral (Foto/Reprodução)

Balanço da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba apontou que o Dia D contra a Dengue, ocorrido no sábado (23), realizou blitz educativa, mutirão de limpeza com caminhões e visitas domiciliares em 761 imóveis, abrangendo 1.575 pessoas do bairro Jardim Alvorada.

Ainda conforme a SRS, as ações contra a dengue contaram com a participação de 50 profissionais, entre agentes de endemias, educadores em saúde, motoristas, guardas municipais e parceiros envolvidos. A ação contou com a parceria das Secretarias Municipais de Governo, Comunicação, Serviços Urbanos e Obras e de Defesa Social e da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), além da Câmara Municipal de Uberaba. Desde fevereiro o município está realizando mutirões de limpeza aos sábados.

Em 2024, até agora, a Macrorregião Triângulo Sul, notificou 13.087 casos de dengue, sendo que, destes, 5.444 foram confirmados, e 21 óbitos registrados, sendo um confirmado até agora. Também foram notificados 118 casos de chikungunya, sendo 65 confirmados e um óbito também confirmado.

No sábado, foram recolhidas mais de 36 toneladas de resíduos. Para a ação, esteve presente a equipe da limpeza padrão da Codau, com dois caminhões e uma pá carregadeira, além do caminhão cata-treco. Os agentes de combate às endemias realizaram as visitas domiciliares e o fumacê de bomba-costal foi utilizado. A equipe da Defesa Civil e os voluntários da varrição social também estavam presentes.

Conforme os dados repassados pela Diretoria de Ações Urbanas, o serviço de limpeza pesada recolheu 36,650 toneladas de produtos, como restos de material de construção, massa verde e entulhos em geral, além de 1,7 tonelada de móveis e eletrodomésticos velhos e galhos secos de árvores, trabalho feito pelo serviço de cata-treco.

Apenas no município de Uberaba, foram notificados 6.483 casos de dengue, sendo 478 confirmados, com 3 óbitos em investigação. Também foram notificados 25 casos de chikungunya, sendo 12 confirmados.

Segundo a secretária municipal de Saúde de Uberaba, Valdilene Rocha, as forças-tarefas realizadas pelo município vêm se concentrando nos bairros com maior incidência de larvas do mosquito e de notificações de dengue. Segundo ela, “é uma união de esforços que engloba desde visitas domiciliares, até limpeza pesada, mas o foco principal é a conscientização da população em ações cotidianas de eliminação de focos do mosquito”. Valdilene informa ainda que, com a parceria do governo de Minas, o município começou, no mês de março, a usar três caminhonetes com fumacê nas ações de enfrentamento ao Aedes aegypti.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por