IRREGULARIDADE

Descarte irregular de massa asfáltica foi denunciada à Sesurb na quarta, diz secretário

Tito Teixeira
Publicado em 01/12/2023 às 10:38
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A secretaria municipal de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) tomou conhecimento, na quarta-feira (29) do descarte de massa asfáltica em uma área na rua Aluísio Prata, próximo ao Córrego dos Carneiros. A denúncia sobre o material encontrado naquele local foi feita um dia depois. A afirmação é do secretário municipal de Serviços Urbanos e Obras, Antônio de Sousa Filho, disse, em entrevista ao JM News 1ª Edição, da Rádio JM.

Segundo o chefe da pasta, um servidor havia sido designado para apurar o descarte da massa asfáltica, próximo ao córrego dos Carneiros. No entorno da localidade, a Prefeitura de Uberaba realiza uma obra de revitalização da avenida Padre Eddie Bernardes, no bairro de Lourdes.

“Foi verificado que o material descartado era diferente do que é utilizado na obra de revitalização da avenida Padre Eddie Bernardes, pela empresa contratada para fazer a primeira recomposição. Mas, ali também tem obras de recapeamento asfáltico das vias e a construção de condomínios particulares. E aí, o que foi veiculado é que esse material seria de alguma obra que é realizada pela Prefeitura, já que temos algumas obras ali bem próximas”, ressaltou.

O secretário afirmou que a maior preocupação por parte do poder público municipal seria o dano ambiental causado pelo descarte irregular. “Nós estimamos um descarte entre duas a três toneladas de massa asfáltica. O nosso questionamento é: as empresas que prestam o serviço para a Prefeitura ganham pelo metro quadrado aplicado. Então, por que descartariam uma quantidade tão grande de material? E nós fazemos um acompanhamento de uma obra, desde o momento em que o material sai da usina, até sua aplicação”, frisou, lembrando que o recebimento da empresa se dá com base no material aplicado e, portanto, o descarte não entra nesta conta, ficando o prejuízo financeiro para a empresa.

O secretário assegurou que após tomar conhecimento da ocorrência foram tomadas as primeiras providências para apuração do caso. “Colhemos material, pois temos condições de descobrir se o material é similar ao utilizado pelas empresas que nos prestam serviço. Temos como laudar e estamos fazendo isso. E nesta sexta-feira (1) acionamos a Polícia de Meio Ambiente. E, estamos fazendo todas as apurações”, frisou. Vale a menção de que nota enviada à imprensa na noite de quinta-feira, após a visita dos vereadores Marcos Jammal e Wander Araújo no local, já apontava o acionamento da Polícia Militar.

O titular da Sesurb ainda garantiu que o setor de fiscalização das obras foi acionado. O servidor teria informado que os caminhões utilizados pelas empresas não estariam deixando os locais com carregamento de material para descarte. “Ele falou que os caminhões saíram vazios”, assegurou.

O secretário fez um apelo aos moradores do local para, em caso de terem visto qualquer irregularidade, que informem o poder público. “Isso ajudaria muito a identificar os culpados. Se viram um veículo fazendo o descarte, que anote a placa. Nós não temos compromisso com o erro”, frisou.

Antônio Sousa Filho disse que entre obras de tapa buraco e recapeamento asfáltico de vias, são mais de R$ 120 milhões em investimentos. “Não temos preocupação por dano ao erário público, uma vez que as empresas recebem pelo metro quadrado aplicado. E, me parece que seria prejuízo para a empresa o descarte desse material”, ressaltou.

Os vereadores Marcos Jammal (MDB) e Wander Araújo (PSC) estiveram presentes no local. Em uma publicação conjunta compartilhada nas redes sociais, alegam que ambos acompanhavam o término do processo de recapeamento asfáltico nas vias próximas quando receberam a informação sobre o descarte irregular.

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