SEM CUIDADOS

Depósito irregular de pneus no Gameleiras é alvo de reclamação por foco do Aedes aegypti

Dandara Aveiro
Publicado em 25/04/2025 às 17:04
Compartilhar
O acumulo de pneus no endereço ocorre há mais de um ano. (Foto/Reprodução)

O acumulo de pneus no endereço ocorre há mais de um ano. (Foto/Reprodução)

Com as chuvas recentes em Uberaba, cresce a preocupação com aumento da proliferação do mosquito Aedes aegypti e aumento no número de pessoas com dengue. Neste cenário, moradores do Parque das Gameleiras trouxeram à tona o acúmulo de pneus na rua Maringá, que se transformou em um criadouro permanente do mosquito transmissor das principais arboviroses. 

Segundo queixas de uma leitora do Jornal da Manhã, o acumulo de carcaças de pneus inservíveis ocorre há mais de um ano. “Estamos batendo veneno por conta própria, mas não adianta, porque o imóvel é um criadouro do mosquito. Tem uma grande quantidade de pessoas com dengue na cidade, e é muito descaso não vistoriar esses locais de foco do Aedes aegypti", reclamou a denunciante que pediu anonimato.

Em resposta, o Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias afirmou que uma equipe irá ao local e, caso sejam constatadas irregularidades, ações de controle, como o recolhimento dos materiais e campanhas educativas, serão realizadas para combater a proliferação do mosquito. Fiscais do Departamento de Posturas também se comprometeram a ir até o endereço denunciado. Caso falhas no armazenamento dos materiais sejam identificadas, o proprietário poderá ser autuado e até multado, se houver reincidência.

“Quando uma irregularidade é identificada, o Departamento emite uma notificação de auto de infração ao proprietário, que é enviada pelos Correios ou publicada no Porta-Voz, caso não seja possível a entrega no imóvel. O responsável tem, então, um prazo de 30 dias para regularizar a situação e apresentar a comprovação ao Departamento, através de abertura de processo de defesa prévia, evitando a aplicação da multa. Caso contrário, a penalidade será aplicada, e, em caso de reincidência, uma nova notificação será emitida, com o valor da penalidade dobrado”, esclareceu o órgão.

A Prefeitura de Uberaba ainda destacou que locais estratégicos, como oficinas e borracharias, são visitados quinzenalmente pelos agentes de endemias e que ações de prevenção no bairro são realizadas semanalmente. “O Gameleiras está entre os locais com notificação de alta incidência do Aedes aegypti. Para o combate do mosquito, visitas são feitas às residências, além de mutirão de limpeza e uso do fumacê às terças-feiras”, ressaltou o órgão.

O executivo reforçou que a participação da população é essencial no controle da dengue. Moradores podem registrar denúncias sobre focos de mosquitos ou acúmulo de materiais pelo telefone 0800 940 0101, WhatsApp 3318-0370 ou nos números 3331-2313 e 3331-2312. O combate à doença é uma responsabilidade compartilhada, e a colaboração de todos é fundamental para evitar novos surtos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por