Após a polêmica envolvendo a exoneração da pedagoga Maria José Ribeiro da direção da Escola Municipal Santa Maria, a atual diretora dá início ao projeto pedagógico e, após uma semana no cargo, realiza evento para a comemoração de aniversário da escola.
No dia em que a Escola Municipal Santa Maria comemora 34 anos, a diretora Valéria Salgado dos Santos Cruz fala pela primeira vez sobre a responsabilidade de assumir a função. Ela imaginava que haveria resistência ao assumir a função, mas foi muito bem recebida por toda a comunidade escolar. “O grupo entendeu que o meu processo era outro e que eu não fazia parte do que estava ocorrendo, recebi apoio dos professores, alunos e pais.”
Valéria Salgado afirma que deu início ao projeto pedagógico em que o trabalho é desenvolvido para que os alunos realmente aprendam, e não só decodifiquem aquilo que estão vendo. “Também estou dando sequência às atividades que haviam sido desativadas, como o grupo de flauta doce e de fanfarra, que foi destaque na cidade, e remanejando o que não estava indo tão bem”, comenta.
Na sexta-feira, 3 de junho, a partir das 7h, evento em comemoração ao aniversário da escola contará com apresentações culturais e artísticas. Os pais também foram convidados para reunião, onde a diretora e professores mostrarão o plano de ação para os anos de 2011 e 2012. Além disso, será feita a entrega de notas e do material didático aos alunos.
A Escola Municipal Santa Maria será transformada de unidade escolar para Centro Avançado de Ensino. O projeto é feito em duas etapas. A primeira, que inclui as construções de refeitório, quadra, cozinha, pavilhão de oficinas e nova portaria, realização de reforma geral da escola, demolição e reconstrução dos banheiros e troca do telhado por estrutura metálica e rede elétrica refeita, será entregue no início do segundo semestre deste ano. Quanto à segunda, que envolve a construção de outra portaria, teatro de arena, anfiteatro, vestiários das quadras, melhoria dos muros com reboco e pintura, concertina (espécie de cerca), paisagismo, urbanização do entorno e parte elétrica, estará pronta até fevereiro de 2012.
A escola foi destaque na imprensa, nas duas últimas semanas, por conta da exoneração da diretora, por não ter comparecido, juntamente com alunos, à entrega de certificados do Sistema de Avaliação do Ensino Municipal (Saem), em evento ocorrido no auditório do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, o que motivou manifestação de pais, alunos e professores.