ACIDENTES DOMÉSTICOS

Corpo de Bombeiros alerta sobre riscos do dia-a-dia

Dandara Aveiro
Publicado em 02/03/2025 às 16:19Atualizado em 02/03/2025 às 16:19
Compartilhar
Corpo de Bombeiros foi acionado para o local do incêndio (Foto/Divulgação / Corpo de Bombeiros)

Corpo de Bombeiros foi acionado para o local do incêndio (Foto/Divulgação / Corpo de Bombeiros)

Os acidentes domésticos são comuns e podem ocorrer em diversas situações do dia a dia. Em entrevista ao programa JM News 1ª edição, da Rádio JM, a tenente do Corpo de Bombeiros, Laiz Evangelista Fonseca, destacou os principais riscos dentro de casa e como evitá-los. 

Em 2023, os acidentes domésticos causaram 9,3 mil mortes no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, sendo as quedas a principal causa, seguidas por engasgos e choques elétricos. Já no ano passado, 456 crianças e adolescentes também perderam a vida nessas ocorrências, com riscos à respiração e afogamentos entre os fatores mais comuns. 

Perigos na cozinha 

De acordo com a tenente, os acidentes mais frequentes registrado em Uberaba envolvem objetos perfurocortantes, incêndios e quedas, especialmente em crianças e idosos. Na cozinha, o perigo se encontra em diferentes objetos, com destaque para talheres como facas e outros utensílios que podem causar ferimentos profundos. Outro perigo é a panela de pressão.  

“Principalmente a válvula de segurança, tem prazo de validade. É preciso observar e fazer a troca das borrachas de vedação. Quando fizer a compra, normalmente vem a indicação de quando a troca deve ser feita. E às vezes, com uma inspeção visual, é possível identificar se a válvula está entupida ou se a borracha está desgastada”, pontua Laiz Fonseca. 

Outra preocupação é o risco de incêndios. A militar explica que tecidos são altamente inflamáveis. Portanto, a atenção com panos de prato e materiais semelhantes próximos a chamas de fogão segue sendo fundamental.  

Cuidados com a água 

Além do fogo, a água também representa um perigo. Fonseca alerta para que se tenha cuidado com lâminas d’água, principalmente quando se trata de crianças. “Qualquer recipiente que contenha água, pode gerar um acidente. Um balde, o vaso sanitário, cisternas de casas. Então, dependendo da lâmina d'água, ela também é um fator de risco para afogamentos”, ressalta. 

Riscos de quedas 

Assim como os pequenos, as orientações também valem para os idosos, que são vítimas frequentes de acidentes dentro de casa. "A gente tem a queda de própria altura, ou por subir em cadeiras, e ainda tentar acessar uma escada", conta a tenente. 

Manter equipamentos em dia, organizar os espaços e redobrar a atenção com crianças e idosos são medidas simples que ajudam a prevenir acidentes. Mas, caso ocorra uma situação de emergência, a tenente lembra que os atendimentos do Corpo de Bombeiros não cessam nos feriados e nem nos finais de semana. Em casos de acidentes, a população deve acionar as equipes de salvamento pelo número 193. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por