Professor Doutor Marcelo Bacci da Silva, do Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas, foi o orientador do trabalho (Foto/Divulgação)
Trabalho, desenvolvido na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), que resultou na criação de uma bancada experimental de baixo custo, desenvolvido com bolsa da Fapemig, foi premiado no XV Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica.
De acordo com os idealizadores, o projeto, que permite a determinação do volume de líquido armazenado em um tanque cilíndrico a partir da medida do nível do líquido, além de medir densidade e viscosidade em função da temperatura, foi reconhecido por sua relevância e aplicabilidade no ensino de Engenharia Química.
Leia também: Ecossistema mineiro de inovação recebe premiações e se destaca nos cenários nacional e internacional
A bancada experimental foi desenvolvida pela aluna Laura Simões Barini, graduanda em Engenharia Química da UFTM, sob a orientação do professor Doutor Marcelo Bacci da Silva, do Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas (ICTE) e do Departamento de Engenharia Química (DEQ). O trabalho foi realizado como parte de um projeto de iniciação científica financiado pela Fapemig.
Atualmente, Laura está cursando parte de sua graduação na Polytech Lille, na França, por meio do Convênio Brafitec, e deve retornar à UFTM para validar as disciplinas cursadas no exterior e finalizar o curso.
O objetivo principal da bancada é fornecer uma ferramenta prática para o ensino de conceitos teóricos estudados na disciplina de Cálculo 1. Por meio do equipamento, os alunos podem desenvolver equações matemáticas para calcular o volume de líquido em um tanque cilíndrico posicionado horizontalmente, comparando os resultados teóricos com os dados experimentais obtidos no laboratório. Além disso, a bancada permite a medição de propriedades térmicas do líquido, como densidade e viscosidade, que podem ser comparadas com valores publicados na literatura científica.
A premiação no XV Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica reforça a qualidade e a relevância do trabalho desenvolvido na UFTM. O projeto não apenas contribui para o aprimoramento do ensino na universidade, mas também demonstra o potencial da iniciação científica como ferramenta para o desenvolvimento de tecnologias educacionais acessíveis e eficientes.
A bancada já está em uso no Laboratório C1/C2 da UFTM, sendo utilizada nas aulas de laboratório do curso de Engenharia Química, especificamente para alunos que já cursaram Cálculo 1. Segundo o Marcelo Bacci, orientador do projeto, o equipamento é uma ferramenta valiosa para apresentar aos estudantes os desafios práticos encontrados em sistemas reais, permitindo que eles apliquem os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula.