Evento de lançamento do Congresso Nacional da Carne ocorreu durante a programação da 90ª ExpoZebu (Foto/Divulgação)
O Congresso Nacional da Carne (Conacarne) foi oficialmente lançado durante a 90ª ExpoZebu. Promovido pelo Sistema CNA Faemg Senar, o evento deve reunir mais de dois mil participantes em setembro, em Belo Horizonte, para discussões sobre o mercado, o futuro da cadeia e a produção de carne.
Presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, destacou que, assim como a agricultura de precisão, sustentável, é uma potência que abastece o Brasil e boa parte do mundo, a pecuária de corte não é e não será diferente. O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, disse que o congresso é um marco na valorização da pecuária brasileira e o fortalecimento de sua imagem sustentável perante os mercados interno e internacional.
“Enxergamos uma imensa janela de oportunidade para que a gente possa continuar crescendo de forma firme e consciente. Nossos produtores precisam, mais do que nunca, confiar neste segmento, mas, para isso, precisamos de produção bem-feita, de entender o mercado e de melhorar sempre a qualidade da nossa carne. Este congresso tem como objetivo principal começarmos a discutir, dentro da cadeia produtiva, do produtor até o consumidor final, passando pela indústria e pelo comércio, para que a gente continue com este setor tão forte, tão pujante, e que ele continue crescendo”, destacou de Salvo.
Para João Martins, o Conacarne é a oportunidade para discutir a valorização real da carne. “Precisamos mostrar aos confinadores e aos produtores que o maior preço da carne quem vai fazer são eles mesmos, e não os compradores. Temos competência para produzir cada dia melhor para mostrarmos ao mundo que somos o maior exportador de carne e, também, de qualidade”, enfatizou.
Hoje, o Brasil é o segundo maior produtor de carne bovina do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. A produção brasileira é estimada em 10,2 milhões de toneladas ao ano. Minas é o quinto maior produtor de carne bovina do país, com cerca de 950 mil toneladas produzidas em 2024. O estado responde por 9,3% da produção nacional, um acréscimo em relação ao ano de 2023, quando era de 8,8%.
O Conacarne será realizado nos dias 18 e 19 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte, A programação do Conacarne está dividida entre palestras magnas e técnicas.