13 DE MAIO

Comemorações do 13 de Maio têm cortejos de Ternos de Congado

A maior parte dos ternos sai do bairro Santa Maria e segue até a Catedral, mas um grupo, liderado pelo Terno Minas-Brasil, sai da Vila Celeste em direção à praça Santa Teresinha

Tito Teixeira
Publicado em 12/05/2023 às 22:38
Compartilhar
Celebrações do 13 de Maio seguem a tradição, com os cortejos dos Ternos de Congado, Moçambique e Afoxé (Foto/Arquivo)

Celebrações do 13 de Maio seguem a tradição, com os cortejos dos Ternos de Congado, Moçambique e Afoxé (Foto/Arquivo)

A comemoração pelo 13 de Maio, data em que se celebra a assinatura da Lei Áurea, que estabeleceu a abolição da escravatura no Brasil, terá neste fim de semana o encerramento da programação elaborada pela Fundação Cultural de Uberaba. Ontem, aconteceu o lançamento do Troféu Waldemar Basílio, no Romma Hall - Salão Loft A.

Hoje acontecem os cortejos dos Ternos de Congado. O ponto de saída será da rua Mato Grosso, no bairro Santa Maria. Logo depois, seguem pela rua Bahia, rua Goiás, sobem a rua Tupinambás, entram na rua Tenente Joaquim Rosa, passando pelo fundo da UPA São Benedito; entram na rua Major Eustáquio, seguindo até a rua Manoel Borges e até a Praça Rui Barbosa, na entrada frontal da Catedral Metropolitana de Uberaba.

Ao meio-dia, acontecem, na Catedral, a missa em intenção das almas dos Cativos e a divulgação dos nomes de festeiros do ano de 2024. Logo depois, está prevista a apresentação dos Ternos de Congado, Moçambiques, Afoxés e Vilões.

Em paralelo, o Terno de Congada Minas-Brasil e outros seguirão a programação adotada nos anos anteriores, saindo da rua Tapajós, na Vila Celeste, e seguindo até a igreja Santa Teresinha, onde está o busto da Princesa Isabel.

Às 22h, está programado o Baile de Gala Tradicional, no Uberaba Tênis Clube. E no domingo (14) tem o Projeto Samba 13, com os grupos Entre Amigos e Flora da Idade e Café Criola. A entrada será 1kg de alimento não perecível.

Segundo a Fundação Cultural de Uberaba, a semana comemorativa do Treze de Maio tem como objetivo no ano de 2023 despertar a consciência sobre os 135 anos de lutas e enfrentamentos sociais, impostos diariamente ao negro no Brasil. A data é lembrada durante esses anos com o tradicional cortejo dos grupos de Congado e Moçambique de Uberaba.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por